ALUMÍNIO BRASILEIRO - soluções para uma vida sustentável

ALUMÍNIO BRASILEIRO SOLUÇÕES PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL 14 DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA INDÚSTRIA DE ALUMÍNIO NO BRASIL tiva de buscar suprimento no mercado não é viável. Quando os contratos existentes expiram, as empresas precisaram renegocia-los em um contex- to dramaticamente diferente da época em que foram estabelecidos antes, o que resulta em preços de energia crescentes. Além disso, está cada vez mais difícil assegurar acesso competitivo a recur- sos de energia em locais isolados e de difícil aproveitamento, que poderiam ser economicamente alavancados para suprir novas plantas de produção primária. A isso, alia-se o fato de que os melhores recursos naturais de energia já foram tomados e novos aspectos de sustentabilidade na explora- ção desses recursos acabaram acarretando custos socioambientais altos. 2.3. A importância da indústria do alumínio para o desenvolvimento econômico brasileiro A indústria de alumínio é fundamental para o Brasil, que aspira no longo prazo entrar no grupo de economias desenvolvidas. Os países desenvolvidos percorre- ram dois tipos de trajetórias em relação à indústria de alumínio:  Países exportadores de alumínio que alavancaram seus recursos na- turais competitivos de bauxita ou energia através de políticas indus- triais de longo prazo para desenvolvimento econômico e geração de emprego qualificado e estável. Foi o caso de Canadá, Noruega, Rússia e Austrália, que possuem reservas naturais abundantes (energia ou bauxita) e indústria bem desenvolvida.  Já os países desenvolvidos que hoje são importadores de alumínio, souberam, em algum momento, utilizar a indústria primária para de- senvolver uma cadeia de transformados diversificada e de alto valor agregado. Foi o caso de Estados Unidos, Espanha, França, Itália, Ale- manha e Japão. O Brasil não conta com políticas de incentivo à indús- tria para nenhuma dessas trajetórias. Exportadores emergentes, como os países do Oriente Médio, têm apresentado indústria de alumínio em expansão vertiginosa, acesso à energia abundante e de baixo custo no sentido de ser um vetor de desenvolvimento da economia; adicio- nalmente, podem se tornar grandes exportadores globais de alumínio primário ou semimanufaturados. 2.4. Política industrial para o alumínio A cadeia integrada do alumínio representa um alicerce estratégico para o desen- volvimento social e econômico. No Brasil, o alumínio deve ser encarado sob a óti- ca de uma cadeia produtiva totalmente estruturada e competitiva, da mineração ao produto final e sua reciclagem. A recuperação da competitividade, dinamismo e capacidade de investimento da indústria de alumínio brasileiro necessita englobar a visão acima, principalmen- te por parte dos agentes de governo. A curto prazo, a indústria busca algumas condições de competitividade na pro- dução de alumínio primário, de forma que o Brasil possa retomar a produção, reativando linhas que no momento estão desligadas.

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