Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 7 O processo de mudança na comunicação corporativa seguia, até então, os avanços da tecnologia e as tendências do mercado. Mas nem todos conseguiram acertar o passo, por apego a velhas práticas e sistemas, despreparo técnico, pouco recurso para investir em novas ferramentas, e por aí vai. Hoje, a dinâmica de trabalho e das relações interpessoais, por causa da pandemia da Covid-19, leva-nos a rever competências e vulnerabilidades para sairmos melhor desse cenário. Histórico de sucesso, credibilidade e capacidade de ousar serão nossas âncoras. As lições que vão nos inspirar, e que considero mais emblemáticas, terão um efeito positivo na interação com a equipe, clientes e jornalistas, e na dinâmica da informação. A relação com nosso público interno e externo migrou para as plataformas online, não mais de forma esporádica. É hora de aprimorar esse conhecimento e tirar dele o melhor proveito. O home office , que veio para ficar, é prático e econômico, mas, em contrapartida, exige muita disciplina e foco. O distanciamento físico exige, ainda, sensibilidade para lidar com a ansiedade e angústia. Na relação com os clientes, diante desse contexto inesperado, o papel de consultoria terá maior relevância. Uma crise institucional talvez esteja em andamento, sem que ninguém se dê conta. Será preciso aguçar o olhar numa visão de 360 graus para saber como a cultura da empresa está sendo impactada, que transformações estão em curso e quais são seus motivos. O desafio será fazer comque o cliente entenda a necessidade de se adequar a essa nova realidade. Outra mudança está, sem dúvida, revolucionando a forma de nos comunicarmos: a das redes sociais. Com alcance cada vez maior, a tendência, reforçada pela pandemia, é que colocarão em xeque a nossa capacidade de transformar informação em notícia com mais agilidade e eficiência. No bojo dessas transformações, sustentabilidade e respeito à diversidade terão grande visibilidade. Outros valores são mandatórios, como reputação e transparência. Se pensarmos bem, a questão primeira é saber se temos coragem de avaliar se a nossa identidade sustenta esses valores - sem eles, corremos o risco de naufragar.  Histórico de sucesso, credibilidade e capacidade de ousar serão nossas âncoras Celia Romano, Diretora-Geral da Press Services Celia Romano , da Press Services, pioneira no segmento das agências, faz uma pensata sobre as qualificações que nos trouxeram até aqui e como elas poderão ancorar esse novo ambiente pontilhado por redes, novas tecnologias e muita sensibilidade.

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