Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 23 Houve o tempo em que dominar os skills técnicos para habilitar a produção de um bom comunicado ou pauta, para a elaboração de um planejamento consistente de ações e para o manejo estratégico das relações com os públicos-alvo diretos eram elementos dos mais significativos para di - ferenciar um profissional atuante na área de comunicação corporativa em meio à média comum. Nos últimos anos, vimos isso mudar e logo tornou-se consenso que esses skillsnão bastam. E que, daqui pra frente, bastarão cada vez menos. A experiência mostra que é indispensável adotar não apenas uma visão 360º, mas um comportamento e um senso de entrega que tangencie e impacte muito além da cultura organizacional e da reputação. Com o avanço da tecnologia e dos processos de digitalização, cuja tendência é seguir evoluindo, e rápido, surgiram novos desafios e novas demandas para as empresas e ins - tituições, impulsionadas por novas necessidades dos seus colaboradores, dos seus stakeholders , dos seus clientes. As decisões de consumo, seja no mercado B2B ou B2C, ou B2B2X 1 , são pautadas a partir de uma percepção muito mais aguçada sobre os valores que se podem ver traduzidos e percebidos na forma como o mundo corporativo se posiciona e se comunica, interna e externamente. Ética e transparência nas comunicações ganharam, em especial na última década, uma representatividade bastante grande e, segundo estudos em andamento, devem responder por pelo menos 30% da formatação do índice de reputação e de confiabilidade de uma instituição privada. Para o segmento de instituições públicas, estima-se um percentual ainda maior, da ordem de 42%. Ser verde e sustentável em segundo lugar nessa lista. Saber lidar com esses novos elementos e explorá-los de forma segura e efetiva são competências importantes para nortear nossa atividade. Igualmente importante é lançar mão de métricas e análises qualitativas, quantitativas, diagonais e observacionais, que permitam evidenciar como as atividades de comunicação impactam diretamente na saúde financeira e nos resultados de negócios de uma organização. Espera-se que os profissionais de comunicação adotem os mais altos padrões de comportamento e claras práticas de governança, tenham uma conduta 100% ética e demonstrem sensibilidade genuína aos valores e crenças culturais. O pensamento estratégico deve seguir o conceito E2E (fim a fim, na sigla em inglês). A jornada começa na identi - ficação do objetivo/desafio de negócios que se apresenta, compreende como a comunicação pode apoiar efetivamente, estabelece os outcomes que precisarão ser registrados para endereçar o objetivo/desafio em questão, e então de - (1) B2B2X é um novo modelo de negócios no qual um provedor de serviços de telecomunicações está preparado para fornecer serviços a qualquer número de usuários finais. A ideia é integrar recursos de telecomunicações e serviços de TI com aplicativos usados por empresas para oferecer serviços a clientes, varejistas, parceiros, fornecedores ou quem quer que seja o “X”. senha o plano de ações ( outputs ) para viabilizar que isso aconteça. Desenvolver abordagens de comunicação estratégica alinhadas com a direção estratégica e as necessidades de negócios não podem ser apenas conteúdos criativos em slidesdepowerpoint . Um outro desafio importante está relacionado às práticas de engajamento com stakeholders e audiências-alvo. Manternetworking e diálogos consistentes e explorar os melhores recursos de storytelling são, sem dúvida, práticas essenciais. Mas é preciso ir além. É preciso compreender o perfil e as necessidades do interlocutor, adotando também nas atividades de comunicação corporativa as análises Persona. Porque isso impacta diretamente na criação de conteúdos e narrativas mais consistentes enewsworthy .   É preciso ir além da visão 360º Luciana Leite, Diretora de Marca e Comunicação Corporativa da Ericsson para o Cone Sul da América Latina As múltiplas transformações em curso estão mudando de forma acentuada também o perfil de quem cuidará da comunicação nos novos tempos. E é essa instigante discussão queLuciana Leite , da Ericsson, nos proporciona em sua pensata.

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