Revista Locação 94

9 COMO A FALTA DE VEÍCULOS ZERO QUILÔMETRO NO MERCADO AFETA O MERCADO DOS SEMINOVOS? O maior estoque de seminovos vem da renovação das frotas das locadoras de veículos. Como não há produto para renovação, os mercados de locação e vendas de seminovos ficaram travados diante da sur- preendente alta nesses setores em plena pandemia. De acordo como presidente da Fenauto (Federa- ção Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), Ilídio Santos, o ano fe- chou com queda de 12% nas vendas de seminovos. “Foram mais de 10 milhões de veículos vendidos, mesmo com os preços reajustados entre 8% a 10%”, ressalta ele. Diante dos efeitos da pandemia na cadeia pro- dutiva, a Fenauto traça um cenário otimista para o próximo ano. “40% da população brasileira têm automóvel, enquanto nos Estados Unidos essa média é de 80%. Isso nos traz uma expectativa positiva, pois, se confirmar a tendência de que, a cada carro zero vendido, giram quatro seminovos, devemos chegar na faixa de 12 milhões de unida- des vendidas em 2021”, calcula Ilídio. Se depender do mercado financeiro, a previ- são será consolidada. Para o diretor de veículos do Itaú Unibanco, Rodnei Bernardino, em 2020, diante das condições difíceis, o setor teve desem- penho surpreendente. “O mercado automotivo é muito resiliente e tem muito espaço para crescer. Estamos com expectativa de crescimento de 20% nas vendas de veículos para 2021”, afirma ele. Ainda segundo Bernardino, apesar de a inflação fechar no ano passado acima do previsto, a ten- dência para 2021 é positiva. “A expectativa é de incremento no PIB para o próximo ano”, completa. A mesma projeção de crescimento para o cré- dito é apontada pelo diretor da Financeira Santan- der, André Novaes. “Há uma solidez muito grande nesse mercado, tanto que houve uma procura por crédito maior que a venda de veículos. O volume de financiamentos no último trimestre bateu recorde que não era registrado há muito tempo”, enfatizou. O mercado financeiro acena com disponibilida- de para linhas de crédito ao mercado de vendas de veículos novos e seminovos em 2021. S U M I R A M ! COM O DESBALANCEAMENTO DA CADEIA PRODUTIVA NAS MONTADORAS, A PRODUÇÃO SÓ DEVERÁ SER NORMALIZADA APÓS O PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO E AINDA PODERÁ CHEGAR COM REPASSES DA ALTA DO VALOR DOS INSUMOS LUIZ CARLOS MORAES, DA ANFAVEA (página anterior): o estoque de veículos em 2020 foi o mais baixo da história ILÍDIO SANTOS, DA FENAUTO (Nesta página): cenário otimista

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=