Matéria de Capa - 02

14 Naturalmente, o compromisso das organizações com princípios sustentáveis, não foi algo automático ou voluntário pois, em geral, implicou em mudanças e adaptações de processos, investimentos e, por vezes, em aumentos de custos. Levando-se em conta que, de início, toda mudança gera resistências e questionamentos neste caso não foi diferente e um dos pontos colocados em debate era se Sustentabilidade e lucro poderiam caminhar lado a lado. A experiência, no entanto, mostrou que quanto mais sustentável fosse a marca, produto ou serviço, maior seria a aderência a ela por parte do consumidor, consequentemente, maior seria o lucro em torno dela. Assim, se de um lado a adoção de estratégias e ações focadas nos pilares de ESG representaram benefícios para o meio ambiente e a sociedade, por outro se mostraram vantajosas também para os negócios, na medida em que racionalizaram processos, reduziram desperdícios e, consequentemente, custos e, principalmente, servicios en sintonía con sus principios y, por supuesto, esto acaba repercutiendo en la forma de gestionar los negocios. El cambio de este comportamiento de consumo exigió a las empresas adoptar cada vez más modelos de gestión basados en una relación responsable con el medio ambiente, comprometida con la mejora constante de la calidad de vida de los grupos sociales de su entorno y atenta a la sana conducción de sus negocios. Naturalmente, el compromiso de las organizaciones con los principios sustentables no fue algo automático o voluntario, ya que implicó cambios y adaptaciones de procesos, inversiones y, en ocasiones, aumentos de costos. Al pensar que, en un principio, todo cambio genera resistencia y cuestionamiento, este caso no fue diferente y uno de los puntos en debate fue si Sustentabilidad y rentabilidad podían ir de la mano. La experiencia, sin embargo, ha demostrado que cuanto más sostenible es la marca, producto o servicio, thinking that, at first, every change generates resistance and questioning, this case was no different and one of the points under debate was whether Sustainability and profit could go hand in hand. Experience, however, has shown that the more sustainable the brand, product or service, the greater the adherence to it by the consumer, consequently, the greater its profit. Thus, if on the one hand the adoption of strategies and actions focused on the ESG pillars represented benefits for the environment and society, on the other hand they were also advantageous for business, insofar as they rationalized processes, reduced waste and, consequently, costs and, above all, established harmony with their stakeholders, whether commercial or institutional. “As long as actions are sustainable, they all matter, and profit is part of any company’s goal, so it’s a legitimate fact. How and when to profit that is the discussion. The problem is in the relationship that is established outside of a Sustainability

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