Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial O ANO DA PANDEMIA
OANODAPANDEMIA 28 Segurança da saúde dos colaboradores e o esforço em con- tinuar suprindo o agronegócio com seus produtos, de forma a não comprometer a produção de alimentos, foram os pila- res iniciais da Yara Brasil no início da pandemia. Para tanto, a Yara Brasil precisou mudar o rumo das operações e ser ágil nas decisões de mercado. “Precisávamos garantir a infraestru- tura de produção de alimentos com o menor impacto possível. Passamos a conviver com um cenário extremamente instável, que mudava a cada dia, com muita desinformação”, comenta Ana Claudia Pais. De acordo com a executiva, a gestão de co- municação da organização durante a pandemia com uma es- cuta ativa, respostas imediatas e próxima aos colaboradores foi necessária para o fortalecimento do time no início da crise. Não bastassem esses desafios internos, questões de fora da empresa também dependeram de uma gestão adequada de comunicação para garantir as operações e o fornecimento de insumos ao agronegócio, de modo a não prejudicar o fluxo de produção de alimentos. Como a relação com as prefeituras dos diferentes municípios onde a companhia mantém operações. Eram realidades diferentes, com demandas específicas que precisavam ser administradas caso a caso. Neste sentido, a autonomia dada aos gestores foi funda- mental para um resultado satisfatório para todos os atores en- volvidos. “Descentralizamos a administração da crise em nível nacional, suportando os gestores locais para que eles pudes- sem criar e fortalecer uma ponte com os governos, de forma que compreendessem a necessidade de manter as operações funcionando”, conta a executiva. A companhia desenvolveu, também, um programa de su- porte às demandas emergenciais desses municípios, com a doação de R$ 5 milhões. “Parte desse dinheiro foi doado para apoio local emergencial, desde construções de leitos, à doação de equipamentos médicos hospitalares e reforço de enferma- rias”, comenta Ana. “Doamos ainda, 223 mil toneladas de ali- mentos e contratamos a produção de 120 mil máscaras junto a cooperativas parceiras formadas por costureiras mulheres”, continua a executiva. O apoio psicológico também teve espaço nesse programa, com o atendimento a 30 mil professores na área da educação, garantindo um retorno às aulas mais seguro e tranquilo. “Foi um ano em que todos os profissionais da comu - nicação trabalharam muito. Tínhamos uma comunicação inicial muito funcional e educativa. Refletimos sobre a saúde mental dos colaboradores e apoiamos todos eles desde o início. Não fizemos nenhuma demissão ao longo de 2020”, enfatiza. Para a executiva, as relações interpessoais foram exigidas ao extremo, e trabalhar para não esgotar as equipes e parcei- ros foi fundamental nas relações da Yara. “Se há legados deixa- dos pela pandemia, transparência na comunicação e trabalho em conjunto, estão entre eles. Nós, enquanto seres humanos, somos inteligentes, criativos e nos adaptando às circunstân- cias, por mais desafiadoras e inusitadas que sejam. Mas, essa capacidade de superação só se torna mais fácil e possível com o esforço conjunto”, finaliza Ana Claudia. Diante de tempos difíceis, não faltou coragem, não faltou resiliência. E graças ao agronegócio, não faltou alimento. Há 115 anos, a Yara é parceira do produtor rural, com a oferta de soluções nutricionais que apoiam uma produção cada vez mais sustentável. Se há legados deixados pela pandemia, transparência na comunicação e trabalho em conjunto, estão entre eles. Ana Claudia Pais, Head de Comunicação da Yara Brasil
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