Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial O ANO DA PANDEMIA

OANODAPANDEMIA 22 Foi assim com os governos dos estados de São Paulo e Ama- zonas com a doação de máscaras e equipamentos eletrônicos, como computadores e televisores. Em janeiro de 2021, por exemplo, a companhia doou ao poder público do Amazonas máscaras respiratórias, necessárias na etapa que antecede a intubação de pacientes. “Buscamos nos aproximar das autori- dades para entender o que estava faltando nos hospitais”, co- menta o executivo. Ainda em uma ação voltada ao estado do Amazonas, a Samsung criou um programa de doação de cestas básicas junto aos seus colaboradores, dobrando a doação feita pelo colaborador. A educação foi outra área de atenção da empresa neste ano de pandemia. Na América Latina, há 10 anos a Samsung man- tem um projeto de investimento em educação, como meio de transformar os países do continente mais competitivos e com uma maior presença global. “E o exemplo vem casa. A Coreia do Sul – berço da companhia – investiu em educação nos anos 70 e hoje, é uma das maiores potências do mundo, trazendo relevância e qualidade de vida para os seus habitantes”, explica Laffitte. Em 2020, o Samsung Innovation Campus, uma dessas iniciativas, precisou passar por adaptações por conta da pan- demia, e assim como tantos outros cursos, adotou o ensino à distância. A iniciativa busca estimular habilidades e competên- cias relacionadas à tecnologia e à educação para jovens de 14 a 18 anos em situação de vulnerabilidade. Com um percurso for- mativo em três áreas – Code, Internet das Coisas e Desenvolvi- mento Tecnológico –o projeto é gratuito, fomenta a educação na área de exatas e gera empregabilidade e direcionamento no mercado profissional. “Esse é um projeto transformador, cole - tivamente e individualmente, porque estamos inserindo esses temas na comunidade, particularmente naquelas comunida- des de maior carência”, explica o VP. A tecnologia, aliás, ganhou relevância ao longo de 2020 e se revelou uma grande aliada no enfrentamento da Covid-19. A introdução de novos modelos de trabalho, como o home of- fice, e o longo período de afastamento social, trouxeram, por assim dizer, um novo impulso a vários segmentos de mercado. “Na área de tecnologia, por exemplo, o ano passado foi bas- tante aquecido, principalmente pela necessidade da troca de equipamentos eletrônicos, como celulares e notebooks. Com o enorme contingente de estudantes que passaram a ter au- las remotamente, e a grande quantidade de profissionais em trabalho remoto, a demanda por esses equipamentos cresceu significativamente, aumentando o ritmo de produção e a con - tratação de mão de obra”, lembra Laffitte. O crescimento do e-commerce na América Latina foi outro fator que trouxe um impacto positivo no setor de eletrônicos. “Estamos fazendo praticamente tudo a partir dos nossos celulares e computado- res”, destaca o executivo. Em todos os esforços e projetos de engajamento das em- presas em torno do enfrentamento da pandemia do novo co- ronavírus, um ingrediente foi de fundamental importância: a Comunicação. Ao longo de 2020, a área de comunicação tenha sido, talvez, uma das mais exigida e a que mais se transformou, passando a ser estratégica para todas as empresas e essencial para as pessoas. Foram os profissionais dessa área os respon - sáveis por instruir, ensinar, dialogar, criar relacionamentos e de alguma forma, tentar levar conforto e segurança à população. “No ambiente corporativo, todas as áreas foram impactadas com a pandemia e, por conta disso, a Comunicação foi trazida para o centro das decisões. Ela foi reconhecida como estrutura estratégica dentro das organizações e assumiu este papel com profissionalismo e competência”, diz Laffitte. Na pandemia, a Comunicação ajudou a acentuar o sentimento colaborativo en- tre as pessoas, ela removeu barreiras, aproximou pessoas e nos tornou mais interdependentes. Mario Laffitte, Vice-presidente de Public Affairs da Samsung Eletronics Imagens meramente ilustrativas. Habilitado para a tecnologia 5G. Consulte a disponibilidade do serviço na sua operadora. Leo Burnett TM

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=