Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial de NATAL
8 É difícil tirar lições positivas de um ano em que, só no Brasil, quase 200 mil vidas se perderam por causa de uma doença que, até bem pouco tempo atrás, nem sequer existia. É difícil tirar lições positivas de um ano em que mais de 50 milhões de pessoas caíram doentes pela infecção de um vírus que pulou de animais silvestres para se alojar no organismo de seres humanos. É difícil tirar lições positivas de um ano em que muitos, muitos mesmo, ignoraram a ciência. É difícil tirar lições positivas de um dos momentos mais tristes e tensos da história recente. Mas nós precisamos aprender com tudo isso para poder seguir em frente, como sempre fizemos. Deste 2020 certamente inesquecível para todos nós levaremos incontáveis lições. A começar pelo senso de comunidade, que parecia esquecido no mundo real (diferentemente do virtual, em que grupos se amalgamam com incontestável força nas redes sociais). Deveremos a 2020, também, a redescoberta, ao menos aqui no Brasil, da importância da solidariedade e da filantropia. Foi também neste ano que os brasileiros se deram conta da importância (e da qualidade, a despeito de todas as dificuldades) do sistema público de saúde. Obrigado, 2020, por ter nos ensinado tanto. Como já escreveu Nietzsche, ‘aquilo que não me mata, só me fortalece’. Bem-vindo, 2021! Você encontrará uma humanidade mais forte.” Leandro Modé, Diretor de Comunicação e Relações Governamentais do Itaú-Unibanco Que em 2021 façamos valer a força da palavra e das ações A retórica que Aristóteles pensou, há mais de 2mil anos, baseia-se em três pilares: ethos , pathos e logos . Ethos (ética) é, essencialmente, a sua credibilidade, derivada de sua história de vida: motivo pelo qual você merece ser ouvido. Pathos (paixão) é a capacidade de produzir uma ligação emocional: motivo para que os ouvintes se envolvam com o que você está dizendo. Logos (razão) é a capacidade de concatenar idéias e fatos com ritmo e sentido: motivo derradeiro para que se gere no ouvinte a visão que você quis compartilhar. Num ano de tantas adversidades, os pilares de nossa retórica, como sociedade, pareceram por vezes fragilizados: ampla circulação de discursos inflamados, pouco embasados em fatos e muitas vezes apócrifos ou de fontes obscuras. Mas isso só reforça nosso compromisso e votos para o novo ano: que em 2021 saibamos fortalecer nossa ética, manter vivas nossas paixões e intensificar nossa busca incessante pela razão! Viviana Toletti, Sócia e Diretora da XCOM
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=