JCC Especial | MegaBrasil 30 anos

96 Mega Brasil 30 anos ao mundo corporativo. Alguns meses depois, já trabalhando na TV Cultura, reencontrei o Edu Ribeiro em uma das coletivas de imprensa que fazíamos para a divulgação da nova programação. E desde então eu mantenho esse vínculo, seja presencial ou remoto, sempre numa relação de apoio mútuo. Obrigada por estarem conosco todos esses anos. E que venham muitos outros mais. Denise Pragana Jornalista e Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atua como consultora e professora de Comunicação e Cultura Organizacional Um celeiro de ideias e amizades Conheci a Mega Brasil praticamente desde o seu nascimento. Na década de 1990 estava tudo misturado na comunicação, ainda não era um mercado tão profissionalizado como é hoje. E nisso acho que eles tiveram um papel muito importante, principalmente com o Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, algo que já acontecia em outros países, mas foi uma grande novidade no Brasil. Os profissionais do setor descobriram ali um lugar para conhecer as novidades do mercado, ver as melhores práticas, conhecer gente. Muitos projetos e parcerias nasceram naquele ambiente. E, o mais importante de tudo, eles perseveraram. Mesmo nos piores momentos a Mega Brasil não desistiu do mercado, com todos os eventos, publicações, debates e discussões sobre tudo o que acontece ao nosso redor. O Marco e o Edu possuem esse sentimento apurado de identificar tendências, cutucar os pontos certos e, talvez ainda mais importante, agregar as melhores pessoas em torno deles. E eles te fazem se sentir acolhido, escutam, dão espaço, ajudam. Nesse sentido eles transformaram a Mega Brasil em um grande “campus”, que agrega pessoas com os mesmos interesses, gente do bem como o Marco e o Edu são. E isso faz muita diferença. Daniel Bruin Sócio e Diretor Executivo da XCOM e Presidente do Conselho Diretivo da Abracom Foi uma grata surpresa e trouxe um frescor para a condução das minhas matérias A Mega Brasil faz um trabalho fundamental para o mercado de comunicação no País há três décadas por meio de seus eventos e veículos editoriais, trazendo luz, informação, dados e análises sobre uma indústria em constante transformação e renovação. Tive a oportunidade de colaborar com parte dessa trajetória, com reportagens de fôlego para algumas edições do Anuário da Comunicação Corporativa, uma importante publicação que traz as principais tendências do setor, com pesquisas e análises sobre a transformação pela qual estão passando os diferentes players da indústria, como agências, veículos de imprensa e departamentos de comunicação de corporações. O desafio de apurar, pesquisar e entrevistar diversas fontes sobre temas que não domino foi divertido e de bastante aprendizado. Só de ir até a redação para discutir a pauta, num momento em que os repórteres praticamente já não vão mais às ruas para sujar os sapatos, foi uma grata surpresa e trouxe um

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