81 Mega Brasil 30 anos Inovação, coragem e relacionamento. A Mega Brasil sempre teve tudo a ver com a gente. Parabéns por seus 30 anos! Mega Brasil, a M&A Editora. E aí já começava a façanha da Mega Brasil que, dona do Jornal da Vila Mariana, começou a organizar um congresso de comunicação, com a experiência adquirida nos encontros de assessores do Sindicato. E aí vieram o Jornal e o Anuário da Comunicação Corporativa e muitos produtos mais. A base estava lá no Sindicato, com o legado de projetos editoriais como os livros Fontes de Informação, Cursos para Jornalistas no Exterior, Guia Brasileiro de Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial, entre outros. O importante é que eles fizeram essas coisas com tal competência que conseguiram sobreviver e avançar ao longo de décadas. Qualquer um que tenha ousado por tais precipícios sabe que não é fácil! Nunca foi: nem antes do tsunami da digitalização, nem agora. Parabenizo aqui, publicamente, a Mega Brasil a quem desejo vida longa. Fred Ghedini Presidente da Associação Profissão Jornalista e ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo Uma história de desafios e superação A Mega Brasil tem se destacado nesses últimos 30 anos como um importante agente de desenvolvimento do setor de comunicação corporativa, informando, apontando tendências e discutindo desafios do nosso mercado. E, por falar em desafio, lembro de um episódio marcante em 2007, em que convidamos um dos principais executivos internacionais da Burson-Marsteller para dar uma palestra no 10º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa. A palestra estava marcada para começar às 10 horas no grande auditório do Centro de Convenções Rebouças. Na noite anterior, a primeira surpresa: recebo uma ligação de Miami, dizendo que o executivo teve problemas pessoais e não conseguiria embarcar a tempo para o Brasil. Na tentativa de salvar o evento, pedimos para ele apresentar por videoconferência (lembrando que, 15 anos atrás, essa tecnologia ainda não era tão amigável e eficiente quanto nos dias de hoje de home office e trabalho híbrido). No dia seguinte, auditório lotado, eu pedi desculpas ao público pela ausência de última hora do executivo, mas enfatizei que eles não ficariam sem assistir à apresentação, graças aos recursos da tecnologia. Conexão completada, e eis que surge a segunda surpresa: o áudio travou, para a frustração de todos. Felizmente, o pessoal da equipe técnica do Congresso teve a brilhante ideia de ligar para o executivo nos EUA e amplificar o áudio do telefone para toda a sala, permitindo que ele fizesse a apresentação até o fim. Ufa, mais um desafio de comunicação resolvido! Francisco Carvalho Empreendedor e Consultor Especializado em Comunicação e Gestão de Ativos Reputacionais. Foi CEO da Burson-Marsteller Brasil e América Latina.
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