JCC Especial | MegaBrasil 30 anos

50 Mega Brasil 30 anos escutar, informar e reconhecer a força e relevância da comunicação para o desenvolvimento do País, em todos os aspectos. Nesses 30 anos, foram vários momentos especiais ao lado da Mega Brasil. Mas, com certeza, o mais marcante foi a conquista do TOP Mega Brasil pelo Grupo Printer. Além do reconhecimento do nosso trabalho pelos profissionais de imprensa e comunicação, criamos internamente uma campanha publicitária. Coordenar todo o processo, envolver os colegas e, ao fim, conquistar o prêmio, é motivo de orgulho e certeza de que a minha jornada no mundo da comunicação está valendo a pena e é um aprendizado diário. O pouco que escrevi sobre minha relação com a Mega Brasil só aconteceu graças ao empenho, profissionalismo, ousadia e parceria do Edu Ribeiro, do Marco Rossi e de toda a equipe, sempre à disposição para esclarecerem todas as minhas dúvidas, que não são poucas. Parabéns pelos 30 anos e pelos muitos que virão. Marta Pereira Grupo Printer Comunicação Contribuição para a organização e fortalecimento do mercado A Mega Brasil faz 30 anos, e o Eduardo Ribeiro é um vencedor. Como contemporânea do Edu – afinal, a Fundamento também acabou de fazer 30 anos - eu diria que o simples fato de chegar a esta marca já é uma admirável conquista. Juntos, passamos pela gangorra dos planos econômicos, pelo Brasil promissor que encabeçava a sigla BRICS e pela COVID-19. Nesse período, a Mega Brasil não somente cresceu, mas manteve-se atual e diversificou suas atividades, o que não é pouca coisa num segmento que passou por tantas transformações. Mas, acima de tudo, vejo que o grande legado da Mega Brasil é sua contribuição para a organização e fortalecimento do mercado de comunicação corporativa. O Edu e a Mega Brasil souberam traduzir os passos que nós mesmos, empresários de agências de comunicação, estávamos dando. Sem sua contribuição, talvez não fôssemos reconhecidos como coletividade, como setor organizado. Somente por isso, eu já teria muito a agradecer ao Edu e parabenizar a Mega Brasil. Em nossa convivência, um episódio se destaca na memória e me é especialmente caro: foi quando a Fundamento criou um projeto social, o Ponto de Vista, uma experiência no escuro, que buscava tirar as pessoas da sua zona de conforto para experimentar às cegas o incógnito. Hoje, já há vários projetos parecidos, mas naquele 2013 – e no mercado de comunicação corporativa em particular – a história parecia muito fora do comum. Ainda assim, nós pedimos e obtivemos um espaço no Congresso de Comunicação da Mega Brasil para apresentar nossa iniciativa. Obrigada, Eduardo Ribeiro! Parabéns e vida longa à Mega Brasil! Marta Dourado CEO – Fundamento Grupo de Comunicação 2021-2022 A História da Comunicação Empresarial no Brasil – A História contada por quem ajudou a construir a História Lançado em 9 de outubro de 2021, no Dia da Comunicação Empresarial, essa é uma série testemunhal que também celebra os 30 anos da Mega Brasil. São programas de uma hora, transmitidos originalmente pelos canais da Mega Brasil e que permanecem disponíveis por streaming, com protagonistas da história da comunicação empresarial no Brasil, relatando suas experiências, os desafios que se impuseram desde os primeiros passos para a expansão e profissionalização da atividade, com o surgimento das primeiras agências do setor, como a AAB, de José Carlos Fonseca Ferreira e Rolim Valença. As entrevistas foram realizadas por Marco Rossi e Eduardo Ribeiro. Até o fechamento desta edição já haviam sido entrevistados: Amauri Beleza Marchesi, Carlos Eduardo Mestieri, Claudio Amaral, Elisa Prado, Enio Campoi, Fábio França, Francisco Soares Brandão, Gaudêncio Torquato, Izolda Cremonini, João José Forni, João Rodarte, Jorge Duarte, Lalá Aranha, Mario Ernesto Humberg, Miguel Jorge, Nemércio Nogueira, Pedro Luiz Dias, Renato Gasparetto Jr, Ruy Altenfelder e Walter Nori.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=