JCC Especial | MegaBrasil 30 anos

44 Mega Brasil 30 anos 30 anos alavancando a relevância profissional No início dos anos 1970, quando me candidatei à Presidência do Conrerp - Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas – 2ª Região, adotamos como bandeira e principal objetivo de nossa chapa promover a relevância profissional da atividade de relações públicas. Por ser o Conselho uma autarquia federal, começamos por conseguir que nossa posse fosse presidida pelo ministro do Trabalho da época, Arnaldo Prieto – algo que jamais acontecera anteriormente. Além disso, nossos impressos passaram a ser encabeçados pelo brasão da República, que nunca havia sido utilizado dessa forma, a fim de enfatizar publicamente a importância e o significado institucional da nossa entidade. Apesar dos percalços, dificuldades e pobreza de recursos, alcançamos passos importantes nesse sentido, convencendo diversas grandes empresas a formalizar a atividade de RP, ampliando substancialmente o número de profissionais registrados no Conselho e ainda criando e instituindo o Prêmio Opinião Pública, com estatuto registrado em cartório e abrangência nacional. De lá para cá o mundo mudou, a comunicação passou por cambalhotas nunca imaginadas, surgiram dezenas de empresas de relações públicas. E durante os últimos 30 desses anos, a Mega Brasil teve papel fundamental no crescimento da relevância profissional de relações públicas e da comunicação empresarial. Suas publicações, seus congressos, seminários e outras iniciativas divulgaram e promoveram a atividade, seus praticantes e as empresas e entidades privadas e públicas que reconhecem e prestigiam a profissão. E a Mega Brasil Comunicação alcançou tudo isso, como dizem os ingleses, “elevando a si própria pelos cadarços dos próprios sapatos”, graças puramente ao esforço, energia e talento notáveis de seus criadores, Eduardo Ribeiro e Marco Rossi. Eles e sua Mega Brasil merecem todas as homenagens e congratulações por esses 30 anos de construção e realização pessoal e profissional. Deles próprios e da comunicação empresarial e institucional. Nemércio Nogueira Relações Públicas e Consultor em Comunicação Os desafios de se caminhar pelas esteiras da disrupção A história contemporânea da comunicação brasileira se confunde com a trajetória da Mega Brasil, liderada pelos amigos Marco Antônio Rossi, Célia Radzvilaviez e Eduardo Ribeiro. Criadores do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que chega este ano a sua 25ª edição, e do Anuário da Comunicação Corporativa, têm, ao longo dos últimos 30 anos, acompanhado a evolução da comunicação empresarial como protagonistas. Incansáveis e estoicos. Os três foram, ao longo dos anos, agregando produtos no portfólio da 2008 Encontro Nacional de Assessores de Comunicação na área de Energia e Infraestrutura Parte integrante do 8º Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público Local: São Paulo Encontro Nacional de Assessores de Comunicação no setor de Saúde Pública Parte integrante do 8º Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público Local: São Paulo Encontro Nacional de Assessores de Comunicação no Setor de Educação Pública Parte integrante do 8º Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público Local: São Paulo Encontro Mega Brasil de Executivos da Comunicação O objetivo deste encontro foi trazer um convidado do cenário nacional para uma apresentação e uma conversa com os executivos de comunicação corporativa. A estreia se deu com o economista Marcio Pochman, então presidente do Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O tema do encontro foi O Brasil, o planeta Terra e o planeta empresa – Como compatibilizar as grandes transformações em curso no mundo com um novo caminho para as empresas Local: Auditório Mario Henrique Simonsen (Jockey Club de São Paulo)

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=