JCC Especial | MegaBrasil 30 anos

40 Mega Brasil 30 anos História contada com humor e elegância Minha história com a Mega Brasil começa em 1985, quando era repórter e conheci o Paulo Vieira Lima, no DCI. Alheio ao barulho de trens passando e ao tec tec das máquinas de escrever, o Paulinho, entre outras coisas, conversava e fazia piadas com os colegas de redação. Alguns anos depois, eu já como assessor de imprensa encontrei-o coordenando a comissão de assessorias do Sindicato dos Jornalistas de SP, onde desenvolveu projetos como o Guia das Assessorias de Imprensa, junto com o Edu Ribeiro e a Cecilia Queiroz. No início dos anos 2000, na Mega Brasil, foi ele quem nos levou para participar das primeiras edições do Congresso de Comunicação Corporativa. Ainda me lembro das reuniões e das negociações de patrocínio, com ele alisando o bigodinho, um sorrisinho amigo, se divertindo: “Pedro, você é um megaempresário das comunicações, dono da Vianews Group”, dizia, sabedor que era das dificuldades de uma agência que, na época, não contava com mais que meia dúzia de colaboradores. Por alguns anos, participamos do Congresso, sempre com apoio não só dele, mas do Edu, do Marco e da Célia, todos fundamentais na construção do setor. Quando passava pelos nossos estandes no evento, Paulinho trazia humor: “Vocês vão dominar o mundo”. Pedro Cadina Fundador e CEO da Vianews Comunicação Nota dos editores Não são poucas as lembranças do querido Paulo Vieira Lima, de rara cultura e humor refinado, que mesmo nos momentos mais difíceis sorria e dizia: “Há de se ter elegância”. Boa parte da nossa história, até aqui, foi escrita dessa forma: com bom humor e elegância, o que nos inspirou a sempre buscar a inovação e o inusitado. Comunicação e jornalismo devem algo a essa insistência De algum modo, me sinto (orgulhosamente) um velho parceiro de Edu Ribeiro e seus projetos – Jornalistas&Cia e os encontros de comunicação corporativa. Com empenho e persistência, ele, o Marco Rossi e seus companheiros da Mega Brasil vem martelando as mesmas teclas – a importância da informação, o entendimento de que o vaivém dos coleguinhas nas redações e assessorias também deve ser notícia e a certeza de que conhecimento, discussão e democracia são essenciais na boa comunicação. Dito isso, tenho de reconhecer que já vivemos tempos melhores – e torcer para que os retrocessos sejam passageiros. Mais que torcer, vale aplicar nossa energia nisso. Em agosto de 2007, já se vão quase 15 anos, portanto, tive 2003-2007 Encontro com os correspondentes estrangeiros Com o apoio da Associação dos Correspondentes Estrangeiros de São Paulo – ACE-SP, a Mega Brasil realizou em sequência quatro encontros anuais com correspondentes estrangeiros, abertos à participação dos colegas de comunicação corporativa e do jornalismo. Os dois primeiros, em 2003 e 2004, foram realizados nas instalações da BM&F. Os de 2005 e 2006, na sede da Bovespa. Em 2005, o evento foi também realizado em Nova Lima, MG, no auditório da Fiat do Brasil.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=