JCC Especial | MegaBrasil 30 anos

39 Mega Brasil 30 anos Antes e depois da Mega Brasil Adicione bastante conteúdo, seja generoso com as pitadas de qualidade dos profissionais interessados neste fenômeno que são as relações humanas, acrescente qualidade à gosto e estaremos escrevendo a receita do sucesso no mundo das comunicações. As grandes publicações que atravessam anos e crescem no interesse das pessoas, obrigatoriamente usam essa metodologia que as perpetuam. Conteúdo com criatividade é também um forte referencial para se conquistar leitores e pesquisadores com muita assiduidade. Desde Marshal McLuhan (“pai” da Aldeia Global) as sociedades têm se debruçado sobre o fenômeno da comunicação de maneira mais profissional e assim articulada. Parece que num piscar de olhos o mundo se deu conta da pequena “aldeia global” que vivemos e nos relacionamos. Várias sãos as tecnologias que inundaram o mundo com novos conceitos e profundas transformações e todas focadas no fenômeno e nos mistérios da comunicação. O bordão é conhecido, mas vale repetir “nunca antes na história da humanidade…” se deu tanta atenção ao profissionalismo nas comunicações como no último século e princípio deste. As teorias sobre sociedade do conhecimento e as novas fronteiras da comunicação trazem questionamentos desafiadores no seu cerne. As grandes corporações, de todos os segmentos econômicos (e até políticos), trazem essa afirmação inquietante: é preciso se comunicar bem e de modo a influir rapidamente em modos e costumes. Minha história com a Mega Brasil surge exatamente nessa confluência da necessidade de se “comunicar bem” com o profissionalismo das estratégias e articulações da comunicação em geral. E aqui reúno todas: publicidade, marketing, propaganda, jornalismo, relações públicas, editoração e mais recentemente o novo universo das mídias sociais, porta de entrada da nova fronteira das comunicações. Foi nos palcos, nas linhas, nas leituras, nas entrevistas, nos debates promovidos e apoiados pela Mega Brasil que pude estabelecer novos contatos, aprender novas técnicas, visualizar horizontes e tendências das comunicações que tanto beneficiaram as estratégias de comunicação que passei a adotar profissionalmente. Com segurança, posso afirmar que o universo das comunicações no País se divide em dois momentos: antes e depois da Mega Brasil. E, isso por méritos próprios da equipe dos competentes empresários e amigos, o Eduardo Ribeiro e o Marco Rossi. Ressalto, para finalizar, que as atividades que tive como responsável, na empresa em que trabalhara, exerceram forte influência dos materiais disponibilizados pela Mega Brasil. Na evolução dos milhares de conceitos e metodologias de nova gestão de empresas e entidades em geral, vimos uma crescente demanda por conteúdo e formação de profissionais com qualidade e em quantidade (competente) para introduzir essas grandes transformações que as modernizaram e em muitos casos as salvaram da derrocada. Pedro Luiz Dias Associado à BTA Comm & Games Production, foi Diretor de Comunicação da General Motors do Brasil entre 1978 e 2015.

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