JCC Especial | MegaBrasil 30 anos

32 Mega Brasil 30 anos – ESG, que reúne os aspectos de responsabilidade ambiental, social e de governança – entrou com tudo na agenda do segmento. Ufa. Não é pouco. Tudo isso acontece em um mercado super aquecido, com uma disputa ferrenha pelos talentos e evidente necessidade de formação e atualização de profissionais. É um cenário tão entusiasmante quanto desafiador e fluido. Em meio a tantas mudanças, a Mega Brasil se torna ainda mais relevante para nos ajudar a compreender os rumos que estamos tomando. Que venham os próximos 30 anos! Ricardo Cesar Fundador e CEO do Grupo Ideal e Presidente e CEO da H+K Latin America Nota dos editores Ricardo é daqueles executivos que tem um gosto especial por olhar a floresta, sem se descuidar da árvore. Foi dele, por exemplo, o mote que provocou uma virada na pauta da edição 2022 do Anuário da Comunicação Corporativa, ao afirmar e demonstrar porque as relações públicas estavam atravessando possivelmente o mais importante momento da história. Fora da zona de conforto Em 1992, o ano começava com a Eco 92 no Rio de Janeiro, registrando a participação ativa de 113 países. O meio ambiente passou a entrar na agenda global, impulsionado e com intensa participação do terceiro setor. Meses depois, os caras-pintadas iam às ruas para pedir o impeachment do presidente Collor, a democracia vivia momentos de tensão. A inflação média no ano alcançava 854,63%. No mundo corporativo, as empresas buscavam dividir seus ativos em vários segmentos diferentes de atividades para se proteger da corrosão monetária. Naquele ambiente turbulento, política e economicamente, um grupo de empreendedores percebeu que o diálogo das empresas com a sociedade entrava em um outro patamar. A comunicação corporativa deixava de ser centrada somente no acionista e no cliente final. Os colaboradores, as comunidades de entorno, os sindicatos, o setor empresarial, a imprensa, os agentes públicos e as ONGs multiplicaram o universo de interlocução. Os desafios eram grandes e ampliar o debate e as reflexões, fundamentais. Nascia a Mega Brasil, que se consolidou com a liderança de Marco Rossi e Edu Ribeiro. Ao longo de três décadas, fui testemunha ativa pois tive a oportunidade de ter sido convidado várias vezes a participar de mesas redondas, debates, palestras bem como a tentar colaborar - no campo das ideias - na estruturação de algumas das iniciativas que somadas, resultou no ecossistema chamado Mega Brasil. Os tempos incertos em termos de macroeconomia e política do começo insistem em se renovar com desafios permanentes em nosso País. Incansáveis, Edu e Marco, apoiados por uma equipe próxima, continuam corajosos ao tirar nosso setor de qualquer zona de conforto. A responsabilidade era e continua enorme. Até porque, estamos falando de um processo extremamente dinâmico, com o empoderamento dos indivíduos, como fontes e broadcasters nas redes sociais. Que a Mega Brasil continue nos seus próximos 50 anos propondo caminhos para o todos que veem na comunicação corporativa um desafio fascinante Renato Gasparetto Vice Presidente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da Vivo. 2018 A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo concede à Mega Brasil Comunicação o certificado de Empresa Amiga da Educação 2020 O Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas assume formato digital, em decorrência da pandemia da Covid-19. O Jornal da Comunicação Corporativa produz uma edição multiplataforma sobre o Impacto da pandemia do novo coronavírus nas empresas. A edição especial traz um documentário, uma revista eletrônica e depoimentos disponíveis em áudio e vídeo. O Jornal da Comunicação Corporativa produz seu primeiro Especial de Natal, em formato multiplataforma e reunindo diferentes performances dos profissionais de comunicação corporativa

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=