JCC Especial | MegaBrasil 30 anos

31 Mega Brasil 30 anos Por tudo isso, sinto-me não apenas muito feliz por estar junto de amigos na celebração dos 30 anos da empresa, como honrado com o convite para integrar esta edição especial. Contudo, o que sinto mesmo é o dever de agradecer pela parceria desses anos todos de profícua relação. Que o sucesso da Mega se multiplique por 30 nos períodos vindouros, pois competência para isso é o que não falta. Mais uma vez, grato pela oportunidade. E, por favor, mantenham-me informado sobre a publicação, pois gostaria de guardar um exemplar. Ricardo Mituti Escritor e Comunicador Convergência multicanais e multiprodutos Eduardo Ribeiro, Marco Rossi e o time da Mega Brasil souberam construir uma plataforma longeva e de credibilidade em torno dos conceitos de comunicação corporativa. Reuniram fundamentos e técnicas de jornalismo, recursos humanos, relações públicas e empresariais numa convergência multicanais e multiprodutos, em produções de conteúdo sempre bem estudadas junto a diferentes públicos. É fascinante testemunhar o projeto atingir seus 30 anos de existência. Parabéns Edu, Marco e toda a equipe da Mega Brasil! Sempre na torcida! Ricardo Gandour Professor da ESPM-SP e membro dos conselhos do Instituto Palavra Aberta, Instituto TornaVoz e Columbia Global Center Brazil. Nota dos editores Gandour sempre foi parceiro de nossas iniciativas. Quando convidado a representar editorialmente os veículos que liderou (Estadão, Diário de S.Paulo, CBN, entre outros), sempre esteve presente, debatendo e refletindo sobre os desafios do jornalismo e da comunicação. Um orgulho para nós. Sem a Mega Brasil, a verdade é que não teríamos essa visão setorial Todo setor precisa do seu cronista, precisa da sua praça pública de debates, precisa de alguém ou alguma entidade que reúna os principais dados, tendências, desafios e novidades e promova discussões que permitam ao mercado avançar da melhor forma. No mundo da comunicação corporativa, esse papel é da Mega Brasil. Um exemplo importante, que olho com entusiasmo: na última edição de seu Anuário – uma referência absoluta – a empresa trouxe uma pesquisa envolvendo a questão da diversidade racial nas agências. É um ponto de partida. Se você não sabe onde está hoje, fica difícil planejar como evoluir. Sem a Mega Brasil, a verdade é que não teríamos essa visão setorial. O campo das relações públicas está passando por um momento de intensas transformações. Nunca a tecnologia foi parte tão importante do nosso trabalho – como atuar sem uma área forte de análise de dados, por exemplo? A produção de conteúdo proprietário só aumenta, o que é também um reflexo das redes sociais, ambientes nos quais as marcas e as pessoas viram mídia. Logo, a audiência e os canais se fragmentam. Há fake news, algoritmos, otimização de busca, comunicação “um-a-um” e comunicação “um para muitos” – para muitos, mas ainda assim customizada. A sopa de letrinhas mais famosa do momento

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