JCC Especial | MegaBrasil 30 anos

14 Mega Brasil 30 anos A grande contribuição das associações com suas pesquisas e congressos permitiu que a comunicação fosse estudada em maior profundidade e, também, fosse reconhecido seu valor para as organizações, principalmente, no relacionamento com seus colaboradores e públicos de referência sem, contudo, conseguir resultados efetivos de entrosamento com o cenário mercadológico devido às suas limitações a normas acadêmicas, associativas, legais e de atendimentos a seus associados. Como empresa privada, a Mega Brasil, livre de regulamentos associativos e acadêmicos, iniciou suas atividades promovendo a comunicação empresarial e descortinou, em seguida, a necessidade de abordagem direta do jornalismo empresarial, da assessoria de imprensa, de relações públicas e da comunicação no setor público. Entendeu que toda a comunicação organizacional é de caráter corporativo. Criou o Jornal da Comunicação Corporativa consolidando seu estudo pela publicação do Anuário da Comunicação Corporativa, que se tornou referência para os comunicadores, tanto pela qualidade de seu conteúdo, quanto pela cobertura de temas expressivos e atuais de interesse dos profissionais do setor. A Mega Brasil universalizou, assim, a comunicação colocando-a na ordem do dia como tema permanente de estudos, debates e diálogo com seus praticantes. Valorizou e conseguiu a participação de profissionais e empresários, especialistas em diversas áreas, para exporem suas concepções sobre a comunicação e indicarem suas melhores práticas para conseguirem êxito em seus negócios. Seus congressos abertos a todos e não apenas a grupos associativos consagraram a Mega Brasil como paradigma da comunicação corporativa e de sua abordagem pelas organizações. Comemoramos, portanto, 30 anos de descobertas, criatividade e diversificação da comunicação adaptada aos interesses organizacionais e mercadológicos. Ressalte-se, ainda, que com a plataforma que construiu e o lançamento pioneiro da Rádio e TV Mega Brasil, o uso das mídias sociais, a empresa tornou-se grande produtora de excelentes e diversificados conteúdos colocados diariamente à disposição de todos os seus públicos. Diante das dificuldades enfrentadas pela institucionalização da comunicação corporativa e a criação de um posicionamento brasileiro sobre sua importância para as organizações, hoje nos sentimos bem ao relembrar a grande contribuição que a Mega Brasil vem oferecendo aos comunicadores nesses 30 anos de sua constituição. Merece nossos cumprimentos pela brilhante jornada de sucesso. Que prossiga firme e bem sucedida na consecução de seus nobres objetivos. Fábio França Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); Pesquisador e Escritor, tem formação em filosofia, psicologia e teologia, e especialização em Programação Neurolingüística, em sistema de radiodifusão e ensino a distância. 1997 Realização do Seminário Internet para a Comunicação Corporativa, realizado em parceria com a S2 Comunicação A Mega Brasil lança o Expresso RH e o Financial News, duas news letters com o objetivo de trazer informações relacionadas à Comunicação nos setores de Recursos Humanos e Financeiro, posteriormente descontinuadas 1998 A M&A lança seu próprio evento – Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas – realizado na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. 1999 Nasce o Prêmio Personalidade da Comunicação, e o primeiro homenageado é José Hamilton Ribeiro, repórter do Globo Rural. O Congresso de Comunicação muda de espaço para o Senac Vila Nova. Primeira edição de Cursos Livres Mega Brasil – Informação em Tempo Real – Convidado: Alcides Ferreira

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