122 Mega Brasil 30 anos E lá se vão quase 40 anos... Conheci o Marco e o Edu em 1984. O Marco era o jornalista da Matarazzo e o Edu, da Villares. Eu, juntamente com mais 19 comunicadores empresariais, fundei o Grece – Grupo de Estudos de Comunicação Empresarial. Éramos todos ávidos por entender como era, de fato, fazer comunicação dentro das empresas. A troca de conhecimento e de ideias foi riquíssima. O Edu participou de umas duas reuniões. Mas a veia sindical falou mais alto e ele foi fazer um trabalho marcante no Sindicatos dos Jornalistas. O Marco fez parte do grupo. Tocamos e cantamos juntos e desenvolvemos muitos trabalhos no Grece. Notadamente a pesquisa de 1985, junto a empresas associadas da Aberje, que teve repercussão nacional. Eu virei presidente da Aberje. Ao lado dos meus amigos da Diretoria fizemos um trabalho bastante profícuo, que ajudou sobremaneira a solidificação e expansão da Associação. Nós três tivemos um distanciamento por um tempo, fruto de grande mal-entendido (os chamados ruídos da comunicação). Mas nunca perdemos o respeito e nem a admiração profissional que sempre nutrimos. Nunca deixamos de acompanhar as trajetórias uns dos outros. E aí a vida se incumbiu de colocar o trem nos trilhos. E tudo voltou ao normal. São quase 40 anos de amizade – nem sempre próxima, mas intensa. Parabéns Marco e Edu pelo que fizeram e ainda vão fazer pela comunicação cmpresarial brasileira. Vida longa à MEGA BRASIL! Como se diz na gíria: Tamo junto! Amauri Marchese Jornalista Nota dos editores Nos anos 1980, Amauri liderou um movimento de modernização da comunicação nas empresas bastante importante. O Grece – Grupo de Estudos de Comunicação Empresarial trouxe coesão e massa crítica ao setor, que naquela época passava por uma transição geracional importante. Abriu caminho para a consolidação da comunicação empresarial como ferramenta estratégica para a reputação das marcas. O movimento levou Amauri à Presidência da Aberje e, com ele, os ideais daquele grupo. Como já revelado no depoimento do Renato Avanzi, integramos, Eduardo Ribeiro e Marco Rossi, um grupo de oposição à reeleição de Amauri e a campanha trouxe algum desconforto entre os participantes. Perdemos a eleição, embora tivéssemos tido até uma boa votação, e o mais importante foi ver a Aberje continuando em boas mãos e ainda mais forte. Entre nós, a lembrança também do Paulo Vieira Lima Minha história com a Mega Brasil se confunde com a minha profissionalização, pois estava saindo da faculdade, estagiava na CBN e fazia alguns frilas com o Paulo Vieira Lima, quando ele me apresentou ao Eduardo Ribeiro, lá em 1993. Tudo era muito novo, pois estava colocando em prática os conceitos que vi na academia com um grupo de profissionais mais experientes. No decorrer dos anos vieram os produtos da empresa, os eventos, os guias, as parcerias, a mudança de tecnologias e mais gente do mercado com a participação dos mais jovens. Particularmente, sempre vi a Mega Brasil como um espaço de criação e troca entre profissionais de mercado, acadêmicos, técnicos, e interessados em boa comunicação. Essa camaradagem que vivi nas redações é a mesma que vejo nesses 30 anos de histórias da empresa. Parabéns a Mega Brasil!!!! Álvaro Bufarah Jornalista e Consultor Sênior
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