JCC Especial | MegaBrasil 30 anos

112 Mega Brasil 30 anos Nota dos editores Essa história não poderia ficar mesmo de fora. Um pioneirismo que nem se sabia que seria pioneirismo. Mas o Bill teve várias outras passagens ao lado da Mega Brasil, sobretudo nos muitos encontros com correspondentes estrangeiros que organizamos e mesmo em nosso Congresso. Valeu Bill! O primeiro troféu a gente não esquece Minha história com a Mega Brasil começou há quase 20 anos, época em que, ainda como estagiário na LVBA, acompanhei o meu primeiro Congresso de Comunicação. E foi lá, em umas das salas coloridas do Centro de Convenções Rebouças, que eu ouvi pela primeira vez o termo “mídias sociais”. Usuário do Orkut que era, eu ainda não tinha entendido o tamanho da transformação que estava por vir. A história começou ali, mas seguiu por muitos outros caminhos nos anos que vieram. No Congresso, vivi outros papéis: fui patrocinador, no ano em que trabalhei na Vivo, fui mediador de painel, fui palestrante, fui autor, visto que meu primeiro livro - em parceria com Viviane Mansi e Thatiana Cappellano - ganhou destaque entre os lançamentos por lá. Tenho um grande orgulho de ter vivenciado essas experiências neste grande evento. Mas como a Mega Brasil não é só o Congresso, minha história com a empresa não se limita a ele. Sem deixar de mencionar minha participação na Rádio Mega Brasil Online em mais de uma oportunidade e nem minha atuação como curador do Seminário de Comunicação Interna, quero concluir contando que minha história com a Mega Brasil também se cruza de uma forma muito relevante no Jatobá-PR. Eu estava lá para receber o primeiro troféu da 4CO, na primeira edição do prêmio, e, nos dois anos seguintes, para celebrar a conquista de agência-butique do ano. Obrigado à Mega Brasil pela relevância no nosso setor! Bruno Carramenha Diretor da 4CO Comunicação e Cultura Organizacional Vivenciamos a revolução que ocorreu na comunicação Minha relação com a Mega Brasil é de respeito e admiração por toda parceria construída em vários eventos. Admiro o fato de que a Mega Brasil tem conseguido, ao longo desses 30 anos, se reinventar frente aos desafios impostos diante de um mercado e uma sociedade que está em constante evolução. Nos últimos anos pudemos vivenciar a revolução que ocorreu na comunicação bem como todas as mudanças de hábitos em nossas vidas. Sejam mudanças nas relações pessoais, de trabalho e especialmente a nossa relação com a notícia e com a informação. Quando falo em revolução na comunicação, falo sobre toda mudança que ocorreu na forma em que consumimos os fatos e com qual velocidade eles chegam até nós. Houve alterações nas estruturas de comunicação, nos veículos de massa e no fortalecimento e ascensão das mídias digitais. Tudo isso impôs desafios contemporâneos e nos faz pensar: qual o papel da imprensa no fortalecimento da sociedade democrática vendo hoje o mundo digital com uma força algorítmica de influenciar toda sociedade? Com base nesse questionamento, também é válido refletir se, de fato, a apuração e a credibilidade de uma informação ainda são valores para a sociedade de hoje. Vou além: estamos aptos a discernir e compreender todos aspectos estruturais de uma

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=