JCC Especial | Dia da Comunicação Empresarial 2024

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 8 agora recebe R$ 230 mil para fomentar a economia circular em sete cidades paulistas e em Recife (PE), enquanto o Projeto Ybá, em comunidade própria à operação Breu Branco (PA), apoia ocupação e renda da comunidade com atividades extrativistas somadas à proteção da área de preservação de 38 mil hectares de mata nativa amazônica, como retirada de matérias-primas como andiroba, vendida para a Natura. A participação do público interno é uma das chaves do sucesso. A promoção de chamadas internas estimula a criação de projetos, como o Ybá. O programa de voluntariado Solidariedow abraça iniciativas desde doações com foco em pobreza menstrual até matchfunding voltado a comunidades gaúchas. A empresa aportou em dobro a doação dos funcionários e reuniu R$ 80 mil. Diversidade e inclusão, com metas mundiais, ganhou diretoria global dedicada e já envolve até parceiros, com pontuação e certificadora para atestar a contratação de fornecedores diversos. No âmbito interno, programas de entrada de talentos já miram há cinco anos os candidatos mais diversos e ações internas estimulam sua evolução na companhia – no Brasil, 44% do quadro de liderança executiva é formado por mulheres, ante meta de 50% até o ano que vem. Para refletir a população brasileira, o objetivo 2025 é alcançar 50% de funcionários autodeclarados pretos e pardos, com 20% na liderança – hoje os índices são 39% e 17%, respectivamente. A comunicação, por sua vez, passou de implementadora de estratégias para ser parte integrante delas, diz Helena, com o papel de conectar tendências e se certificar de agendas sólidas, com questionamentos e reflexões. Reputação nas mãos das pessoas “A reputação das empresas está nas mãos das pessoas. É preciso falar e comunicar apenas o que é fato para não virar greenwashing ou sociawashing”, destaca Elisa Prado, professora, consultora em gestão da reputação, prevenção e gestão de crises, membro do Conselho Consultivo da Aberje e autora dos livros Imagem e Reputação na Era da Transparência (2014), Gestão da Reputação (2017) e Reputação e Valor Compartilhado (2022). Ela observa que, se até recentemente o tema ESG não era apresentado em reuniões de resultados aos investidores e acionistas, hoje isso raramente acontece, com empresas motivadas principalmente por seu propósito em servir aos públicos de interesse, com pressão dos principais – sociedade, colaboradores e investidores. Na Johnson & Johnson (J&J) a comunicação tem ingrediente extra de urgência, por lidar diretamente com a vida das pessoas, exigindo manutenção de credibilidade e confiança com pacientes, médicos, reguladores, órgãos governamentais, imprensa e sociedade. Além disso, ganha capilaridade para debater temas tímidos, como doenças imunomediadas, oncologia ou saúde mental, com campanhas e canais proprietários promovendo conversas com base em empatia e identificação. A estratégia rende ações como o desfile A vida merece um fôlego, na São Paulo Fashion Week, com participação de pacientes com hipertensão arterial pulmonar; a ativação Combate a dor, com jogo entre streamer, médico e paciente na Avenida Paulista; e a campanha Ouçam nossas vozes, focada na jornada de pacientes com esquizofrenia, que gerou música homônima Elisa Prado

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