JCC Especial | Dia da Comunicação Empresarial 2024

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 34 dores e geração de valor para stakeholders em temas que afetam ou são afetados pelo negócio. “Somos um dos maiores investidores sociais privados do Brasil há muitos anos, atuando com iniciativas apoiadas pelo banco diretamente e por meio da Fundação Itaú e Instituto Unibanco, entre outras frentes”, detalha a executiva. O banco estabeleceu o objetivo de financiar R$ 400 milhões para o desenvolvimento sustentável até 2025 e tem evoluído para o atingimento da meta ainda este ano (2024). Como membro da Net Zero Banking Alliance, divulgou metas de descarbonização para seis setores prioritários e trabalha para fechar o ano com metas para todos os principais setores considerados carbono intensivos. Tal compromisso provocou mudança nas estruturas internas, que incorporaram a dimensão climática em objetivos de trabalho. O banco já é carbono neutro nos escopos 1 e 2 e busca o mesmo para escopo 3 (emissão financiada) até 2050. Na agenda social, lançou seus objetivos de diversidade até 2025, para aumentar a equidade de gênero e raça em todas as áreas e níveis hierárquicos com ações afirmativas, conscientização e sensibilização. Em 2023, alcançou 35,4% de participação de mulheres em cargos de liderança e 53,9% em contratações. A participação de negros entre colaboradores alcançou 27,5%. Exemplos de programas institucionais voltados para a promoção da diversidade incluem o Potências, com investimento de R$ 25 milhões para ofertar até 385 bolsas para estudantes universitários egressos de cursos de graduação através da Lei de Cotas. Em parceria com a International Finance Corporation (IFC), membro do Banco Mundial, o programa Itaú Mulher Empreendedora impactou nos últimos dez anos mais de 850 mil mulheres. Entre o final de 2022 e início de 2023, a captação de R$ 2 bilhões em Letras Financeiras Sociais no mercado local mirou financiamento de pequenas e médias empresas lideradas por mulheres. A instituição conta com o Comitê Superior ESG, com executivos que acompanham a evolução do projeto, tendências, o andamento da agenda e conexão com assuntos estratégicos que envolvam o tema em grandes empresas. A alta liderança envolve-se em painéis de discussão, pesquisa sobre os temas e aprovação de compromissos construídos pelas áreas com envolvimento direto dos colaboradores, mobilizados por iniciativas de sensibilização. Capital social é o caminho que a modernidade sinaliza Está mais do que claro, por todos os depoimentos aqui reproduzidos, que já vai bem longe o tempo da benemerência empresarial, aqueles em que as empresas usavam alguns parcos recursos para ações filantrópicas ou paternalistas. O mundo mudou e a consciência de que não temos mais tempo a perder e que precisamos cuidar de forma digna e assertiva de nossa gente, de nosso País e de nosso planeta é cada vez mais uma realidade que entra fronteira adentro das organizações, qualquer que seja o porte ou o ramo de atividade. Fazer o bem sem olhar pra quem, ou até olhando, pensando nos mais vulneráveis, é a marca que vai – tudo faz crer – separar e garantir bons negócios às boas marcas do mercado, permitindo que fiquem do lado do trigo. E para quem for reticente e insistir em não mudar a postura, ignorando esse lado cidadão de uma organização, certamente haverá para elas alguns lugares do lado do joio. Luciana Nicola

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