DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 30 Comunicação para a saúde O Einstein é um exemplo. Sociedade civil sem fins lucrativos, tem o ESG como pilar transversal em missão de oferecer excelência de qualidade no âmbito da saúde, geração e disseminação de conhecimento e responsabilidade social como forma de evidenciar a contribuição da comunidade judaica à sociedade brasileira, com esforços, ações e iniciativas para colaborar de forma positiva com a evolução do sistema de saúde como um todo. Nesse contexto, a comunicação tem função estratégica de prestação de serviço, que transforma e influencia positivamente o conhecimento em saúde e gera transformação no setor, além de educar a população para hábitos mais saudáveis. “Buscamos identificar temas e ativar diferentes stakeholders com informações que possam mudar seu entendimento sobre saúde”, diz Débora Pratali, diretora de Comunicação Institucional do Einstein. Entre projetos e plataformas próprias segmentadas, ela ressalta a iniciativa de jornalismo de saúde e ciência Repórter Paraisópolis, conduzida com jovens da comunidade na zona sul da capital paulista. Duas vezes ao ano, moradores selecionados passam por oficinas de redação jornalística com processos desde apuração a edição, com mentoria do time de comunicação da instituição. O resultado é a revista +Saúde na Quebrada, com 6 mil exemplares, e formatos digitais preparados por alunos, refletindo linguagem e necessidades sob perspectiva da comunidade. A iniciativa gerou parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para adaptação da metodologia para jovens de escolas públicas de Brasília (DF), que criaram conteúdos publicados nas redes sociais do ministério. O lançamento do programa Repórter Comunidade deve expandir a iniciativa para outras regiões ainda este ano (2024). Outra inovação é a parceria com a Amazon. Com ela, o Einstein “assina” explicações dadas pela assistente pessoal Alexa sobre saúde, com mais de 900 conteúdos validados sobre doenças e assuntos definidos a partir de temas mais consultados por brasileiros em sites de buscas. Já o podcast O que te trouxe aqui?, pergunta que tradicionalmente dá início a atendimentos médicos, aborda em 24 episódios a medicina do estilo de vida, especialidade médica que entende a saúde como relacionada aos hábitos de alimentação, atividade física, sono, controle de tóxico, saúde mental e relacionamentos. Tais projetos integram o propósito de disseminar informações de qualidade sobre saúde, entre outros, como o Blog Vida Saudável, Agência Einstein e canais nas redes sociais. Débora destaca ainda a importância estratégica da comunicação com a imprensa e outros stakeholders para temas emergentes, como mudanças climáticas, com desafios crescentes para sistemas de saúde. No que tange a mudanças climáticas, a Tim relaciona criação de valor a atuação proativa Débora Pratali
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=