DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 24 Em relação à área ambiental, no ano passado a Eletrobras assumiu compromisso de atingir emissões líquidas nulas de GEE até 2030, com desinvestimento em usinas térmicas, abatimento de emissões de escopo 2 com certificados de energia renovável e compensação com créditos de carbono de ações de reflorestamento. “Avançamos no processo de venda do portfólio de térmicas a gás do grupo Eletrobras e concluímos em 2023 a venda do complexo termelétrico de Candiota (RS), único ativo a carvão do grupo, que representava cerca de um terço de suas emissões totais”, assinala Salete. Hidrogênio verde As vendas devem ser acompanhadas de novos investimentos em fontes renováveis, como solar, eólica e de hidrogênio verde (H2V). Atualmente, contamos com uma planta de produção de H2V na usina hidrelétrica de Itumbiara (2 mil MW), na fronteira de Minas Gerais (MG) e Goiás (GO), que utiliza energia solar e hídrica para garantir o funcionamento 24 horas do eletrolisador. A planta foi a primeira do tipo a entrar em operação no Brasil, em 2021, tendo ultrapassado 3 toneladas de hidrogênio renovável produzido. Em outra frente, como diz Salete, “temos ampliado nossa participação no mercado de emissão de certificados de emissão e comercialização de I-RECs para beneficiários finais, traders ou até abatendo nossas próprias emissões de gases de efeito estufa. E também criamos o primeiro certificado 100% brasileiro o Recfy, com tecnologia blockchain (a mesma que sustenta criptomoedas) e é alternativa para abatimento de emissões de escopo 2 de seus clientes”. Na área social, além do investimento de R$ 22,3 milhões em projeto, doações, patrocínios e voluntariado, o foco volta-se ao fortalecimento de ações de segurança ocupacional. A empresa possui diversidade imensa – regional, de tradições e conhecimentos – e busca evidenciar o que os profissionais têm em comum e estimular individualmente o propósito corporativo: “Cuidar do planeta entregando a energia em que a gente acredita”, diz a executiva. “Por meio de nossa cultura, chamada Nossa Energia, estamos atentos em internalizar o tema em todos os subsistemas de recursos humanos, da atração até aprendizado e desenvolvimento”, acrescenta Salete Viana da Hora. Pesquisa bienal e monitoramento mensal com stakeholders em parceria com a The Rep Trak Company ajuda a mensurar a reputação da companhia, com o ESG diretamente conectado a pilares como cidadania, conduta e ambiente de trabalho. Iniciado em 2022, os indicadores evoluíram com destaque para a vertente governança. A área de comunicação, por sua vez, suporta a empresa em suas relações, com transparência e diálogo, desde a publicação de relatório anual ao relacionamento com comunidades, até na implementação dos planos de atendimento a emergências (PAEs) com listas de contatos e informações para autoridades de proteção e defesa civil como apoio a planos municipais. Mais um que se esmera no setor de energia e fundamenta sua atuação no compromisso com comunidades onde está inserido é o Grupo Energisa. Com quase 120 anos de história, investe em programas de capacitação com formações gratuitas, como cursos para eletricistas, com o programa Escola para Eletricistas e Geração Energia, além do fomento de turmas especificamente para mulheres, visando diversidade e inclusão. Outra vertente é a formação para desenvolvedores em tecnologia da informação (TI) com o programa Rio Pomba Valley, com visão de tornar a Zona da Mata mineira um hub de inovação e criatividade. “O sucesso dessa iniciativa é evidenciado pela empregabilidade de 82% dos alunos formados na turma de 2022”, conta Daniele Salomão, Salete Viana da Hora
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