JCC Especial | Dia da Comunicação Empresarial 2024

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 24 Em relação à área ambiental, no ano passado a Eletrobras assumiu compromisso de atingir emissões líquidas nulas de GEE até 2030, com desinvestimento em usinas térmicas, abatimento de emissões de escopo 2 com certificados de energia renovável e compensação com créditos de carbono de ações de reflorestamento. Além de avançar na venda do portfólio de termas a gás, concluiu em 2023 a venda do complexo termelétrico de Candiota (RS), único ativo a carvão do grupo, que representava cerca de um terço de suas emissões totais. Hidrogênio verde As vendas devem ser acompanhadas de novos investimentos em fontes renováveis, como solar, eólica e de hidrogênio verde (H2V). A companhia já tem planta de produção de H2V na Hidrelétrica de Itumbiara (2 mil MW), na fronteira de Minas Gerais e Goiás, com uso de energia hídrica e elétrica para garantir o funcionamento ininterrupto do eletrolisador. Foi a primeira do tipo a entrar em operação no País, em 2021, já tendo produzido mais de 3 toneladas. Em outra frente, a empresa ampliou a participação no mercado de emissão e comercialização de certificados de energia renovável (I-RECs) para beneficiários finais, traders e até para abater suas próprias emissões de GEE. Também criou o primeiro certificado 100% brasileiro, o Recfy, com tecnologia blockchain (a mesma que sustenta criptomoedas) e é alternativa para abatimento de emissões de escopo 2 de seus clientes. Na área social, além do investimento de R$ 22,3 milhões em projeto, doações, patrocínios e voluntariado, o foco volta-se ao fortalecimento de ações de segurança ocupacional. A empresa possui diversidade imensa – regional, de tradições e conhecimentos – e busca evidenciar o que os profissionais têm em comum e estimular individualmente o propósito corporativo: “Cuidar do planeta entregando a energia em que a gente acredita”, diz a executiva. “Por meio de nossa cultura, chamada Nossa Energia, estamos atentos em internalizar o tema em todos os subsistemas de recursos humanos, da atração até aprendizado e desenvolvimento”, acrescenta Salete Viana da Hora. Pesquisa bienal e monitoramento mensal com stakeholders em parceria com a The Rep Trak Company ajuda a mensurar a reputação da companhia, com o ESG diretamente conectado a pilares como cidadania, conduta e ambiente de trabalho. Iniciado em 2022, os indicadores evoluíram com destaque para a vertente governança. A área de comunicação, por sua vez, suporta a empresa em suas relações, com transparência e diálogo, desde a publicação de relatório anual ao relacionamento com comunidades, até na implementação dos planos de atendimento a emergências (PAEs) com listas de contatos e informações para autoridades de proteção e defesa civil como apoio a planos municipais. Mais um que se esmera no setor de energia e fundamenta sua atuação no compromisso com comunidades onde está inserido é o Grupo Energisa. Com quase 120 anos de história, investe em programas de capacitação com formações gratuitas, como cursos para eletricistas, com o programa Escola para Eletricistas e Geração Energia, além do fomento de turmas especificamente para mulheres, visando diversidade e inclusão. Outra vertente é a formação para desenvolvedores em tecnologia da informação (TI) com o programa Rio Pomba Valley, com visão de tornar a Zona da Mata mineira um hub de inovação e criatividade. “O sucesso dessa iniciativa é evidenciado pela empregabilidade de 82% dos alunos formados na turma de 2022”, conta Daniele Salomão, Salete Viana da Hora

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