JCC Especial | Dia da Comunicação Empresarial 2024

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 23 tunidades para mais de 2,8 milhões de pessoas. Um dos principais objetivos é alcançar 100% de alfabetização de colaboradores, com quase 5 mil profissionais da construção civil formados pelo Programa Escola Nota 10, criado pela MRV. Hoje são 18 escolas em funcionamento, mais 18 em implantação, com meta de fechar o ano com 49 escolas e 783 alunos. O CEO Eduardo Fischer atua como embaixador da ODS 11 – Cidades Sustentáveis pelo Pacto Global Brasil. Na seara do meio ambiente, a MRV&CO investiu R$ 6 milhões no plantio de 104,7 mil árvores, só em 2023. Em 2022, o compromisso de igualdade de gênero (ODS 5) estabeleceu meta para aumentar em 50% ao ano a presença de mulheres nas operações até 2025, sobre a base de 21% de participação de 2021, o que equivale a elevar a representatividade feminina em cargos de liderança de 37% para 45%. Além disso, o Relatório Anual de Sustentabilidade, publicado desde 2012, reforça o compromisso com a agenda ESG ampla. “Temos importância no mercado como agente de transformação e impulsionadores de discussões, com reconhecimentos como ser referência no setor de construção civil e no mercado como marca empregadora”, diz José Luiz Esteves da Fonseca, gestor executivo de relações institucionais e sustentabilidade da MRV&CO. Um dos destaques entre canais abertos para comunicação com diferentes públicos é o programa Vizinho do Bem, para diálogo e implementação de ações de impacto com as vizinhanças de canteiros de obras. As medidas incluem de comunicação fluida a paisagismo sustentável e criação de espaços como quadras, playgrounds e centros comunitários; acompanhamento de contrapartidas acordadas com o poder público; e capacitação e contratação de mão de obra local, entre outras soluções definidas de acordo com perfil de cada localidade a partir de mapeamento da região e aproximação com moradores. Em 2023, foram sete territórios e 14 mil pessoas impactadas. Preocupação com territórios A preocupação com territórios é central também para a Eletrobras. A empresa de energia é a que mais se relaciona com povos indígenas no Brasil: são 36 etnias em 64 terras indígenas e, ao longo dos anos, a atuação indigenista foi reforçada com programas de etno-desenvolvimento junto a comunidades. “Com isso contribuímos com a proteção de algumas das áreas mais preservadas do País. As terras indígenas em nosso portfólio de relacionamento apresentam cobertura natural preservada acima de 98%”, ressalta a diretora de sustentabilidade Salete Viana da Hora. Com operações de geração e transmissão de energia nos principais biomas brasileiros, o programa de Germoplasma Florestal, desenvolvido na Usina Hidrelétrica de Tucuruí (PA) mira conservação da biodiversidade amazônica por conservação de áreas de coletas de sementes florestais e contribuição com sementes e mudas para o reflorestamento da região. Em 2023 foram doadas mais de 1 milhão de sementes e 60 mil mudas, equivalente ao reflorestamento aproximado de 186 hectares. A empresa adota práticas sustentáveis desde a sua fundação, mais de 60 anos atrás, e contribui para a matriz energética brasileira ser uma das mais limpas do mundo, com capacidade instalada formada por 97% de fontes de energia renovável. Com visão de liderar agendas de mudanças climáticas e transição energética para economia de baixo carbono, investe em inovação para apoiar a jornada de descarbonização de sua cadeia de valor. Seu plano estratégico inclui atuação estruturada em direitos humanos e atualmente a companhia conduz a primeira Avaliação Independente de Direitos Humanos (AIDH) do setor elétrico brasileiro focada em ativo hidrelétrico no Nordeste, além de liderar o grupo de trabalho do tema para o setor elétrico e energético do Pacto Global da ONU no Brasil.

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