JCC Especial | Dia da Comunicação Empresarial 2024

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 22 gerar impacto positivo e legado duradouro, com o tema incorporado em tomadas de decisão. Embora as iniciativas de responsabilidade social e ambiental contribuam para imagem e reputação positivas, a Gerdau define estratégias não só com foco financeiro, mas buscando garantir operações sustentáveis a longo prazo, com ambição de se tornar carbono neutro até 2050, e também de garantir estratégias para assegurar perenidade e crescimento sustentável. Isso inclui soluções avançadas na produção que contribuam efetivamente para a descarbonização do planeta. A comunicação reflete o compromisso da Gerdau com a transparência e reconhece colaboradores como espinha dorsal e embaixadores da marca, priorizando seu acesso a informações para fortalecer o engajamento, alinhar equipes com objetivos e valores corporativos, fortalecer o ambiente de trabalho, impulsionar a valorização e a união de equipes e alcançar objetivos de negócios. Além disso, mesmo sendo uma empresa com clientes corporativos (B2B), a companhia busca “descomoditizar” a indústria do aço e situar a marca perante setores de interesse com presença em eventos e iniciativas voltadas ao público em geral. Um exemplo foi levar pela segunda vez consecutiva seu aço 100% reciclável ao Palco Mundo, no Rock in Rio 2024, com reutilização do aço empregado no palco de 2022, oportunidade que também foi aproveitada para que a companhia pudesse expor à sociedade compromisso ambiental e processo que gera renda para inúmeras famílias. “O impacto vai além do festival, a cenografia pode ser usada em outras construções como casas e edifícios”, detalha Pedro. Habitação e reconhecimento Na seara habitacional a MRV&CO tem sido um dos principais destaques do País. A holding responde por uma plataforma de soluções habitacionais com cinco empresas voltadas à oferta de moradia, sejam apartamentos prontos ou em planta (MRV e Sensia), terrenos em loteamentos (Urba), aluguel (Luggo) e Resia (EUA). Os pilares ESG refletem-se em diferentes frentes para tomada de decisão, compromissos e reconhecimentos pelo mercado. Desde 2016 a companhia é signatária do Pacto Global da Onu, selo Ouro do GHG Protocol Brasil, certificando seu inventário corporativo, e participante da carteira ISE B3. Pelo segundo ano consecutivo compõe a carteira Idversa B3 e foi selecionada para integrar a carteira do Índice Carbono Eficiente da bolsa (ICOB3). É também signatária dos movimentos NetZero (com objetivo de reduzir 2 gigas de toneladas de GEE até 2023) e +Água (cuja meta é garantir acesso a água potável a 99% das pessoas até 2030 e esgoto até 2033), além de embaixadora do 100% Transparência. Em 2021 a companhia assinou compromisso para redução de GEE com a SBTi (Science Based Targets Iniciative). No ano passado (2023), inaugurou sua segunda usina solar em Lapão (BA), que junto da usina de Uberaba (MG), inaugurada em 2021, geram quase 1.500.000 kWh/ano – em outra frente, o OCA Solar Energia oferece capacitação gratuita para que pessoas em situação de vulnerabilidade qualifiquem-se para instalação de sistemas fotovoltaicos. O Instituto MRV, braço social do grupo, foi criado em 2014 para apoiar programas e projetos na área da educação e já proporcionou opor- José Luiz Esteves da Fonseca

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=