DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 20 combate à fome à luta por uma sociedade mais igualitária e inclusiva. O exemplo mais recente foi a presença no Rock in Rio 2024. Pela terceira vez consecutiva, a marca DORITOS® venceu a categoria Patrocinador do Prêmio Rock in Rio Atitude Sustentável 2024, por suas iniciativas em promover a diversidade, a liberdade e a inclusão. A marca ainda ganhou destaque por promover o Centro de Serviços de Acessibilidade, espaço para tornar a experiência das Pessoas com Deficiência (PCDs) mais inclusiva, confortável e segura. Em outras iniciativas recentes para promover DE&I, Doritos patrocinou o Festival Feira Preta, a fim de contribuir com a valorização e desenvolvimento da comunidade negra e lançou o edital Impacto Black, para impulsionar a atuação de instituições, coletivos e projetos sociais sem fins lucrativos liderados por pessoas negras por meio de aporte financeiro, treinamentos e capacitação. “Para promover a transformação que precisamos, pensamos no impacto de ponta a ponta e desde a concepção de cada iniciativa até a forma como ela é viabilizada. Isso só é possível com o envolvimento e mobilização de vários atores da sociedade – é este o caminho que estamos seguindo em nossa jornada”, conclui Regina. Nacionais em destaque As empresas nascidas no Brasil não ficam atrás no que diz respeito à cidadania e sustentabilidade. Pelo contrário. A Gerdau, por exemplo, é a maior recicladora da América Latina e usa sucata como matéria-prima para produzir cerca de 70% do aço que fabrica. A indústria transforma 11 milhões de toneladas de sucata em diversos produtos de aço a cada ano, evitando a emissão de 1,5 tonelada de GEE gases para cada tonelada de sucata reciclada, com uma das menores médias de emissão de GEE no setor – cerca de 0,86 toneladas por tonelada de aço, metade da média global de 1,91 GEE por tonelada. Maior empresa brasileira produtora de aço, além de ser uma das principais fornecedoras de aços longos das Américas e de aços especiais no mundo, a brasileira global produz também minério de ferro para consumo próprio e é a maior produtora de cartão vegetal do planeta, com mais de 250 mil hectares de base florestal em Minas Gerais. Seu Squad ESG acompanha o Scorecard – com indicadores que compõe a remuneração variável de executivos –, monitora tendências, avalia seus impactos no negócio, oferece apoio técnico às operações e participa de discussões estratégicas no Comitê de Estratégia e Sustentabilidade, com representantes de diversas áreas e reporte ao CEO da companhia. A meta para 2031 é reduzir ainda mais as emissões escopos 1 (emissões diretas de fontes que a empresa possui e controla) e 2 (emissões indiretas pelo uso de energia), com ampliação do uso de sucata ferrosa, área florestal e energia renovável, como parques solares no Brasil, por meio do investimento na plataforma Newave Energia, e nos Estados Unidos. No ano passado a Gerdau investiu R$ 1,1 bilhão em tecnologias que aprimoram o desempenho ambiental das operações, com foco em proteção de ar, água e solo, especialmente na mineração. O Scorecard expõe indicadores ESG priorizados pela matriz de materialidade, como redução da pegada de carbono, uso de recursos naturais e promoção de economia circular, com eficiên- Pedro Torres
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=