JCC Especial | Dia da Comunicação Empresarial 2024

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 18 Extensão dos propósitos à cadeia produtiva Para Regina Teixeira, diretora sênior de Assuntos Corporativos da PepsiCo, em uma empresa-cidadã o compromisso com impacto socioeconômico e ambiental está no cerne do negócio e faz parte de seu modus operandi, em jornada contínua de esforços para impacto positivo e duradouro para a sociedade. A companhia tem, desde 2021, sua estratégia PepsiCo Positive (pep+), nome dado à transformação que a companhia traz para o negócio, de ponta a ponta, criando crescimento e valor ao mesmo tempo em que inspira mudanças positivas para o planeta e para as pessoas. Essa estratégia é dividida em três pilares: agricultura positiva, cadeia de valor positiva e escolhas positivas. A ideia é criar ainda mais força para o negócio e, ao mesmo tempo, inspirar mudanças positivas no Brasil e no mundo. Boas práticas nos três pilares vêm sendo implementadas mesmo antes do termo ESG entrar para o vocabulário diário e ganharam maior protagonismo ao longo do tempo, com a missão de contribuir para que as iniciativas sejam cada vez mais eficientes e reflitam o conceito amplo de ESG. “A PepsiCo, como líder no setor de alimentos e bebidas, tem usado a sua capilaridade e força das marcas para potencializar toda uma jornada de transformação na cadeia de valor – desde a origem dos nossos alimentos, no agro, passando pela manufatura até a distribuição e a logística reversa. Nossa visão é ajudar a moldar um futuro mais sustentável, tendo as pessoas como centro e, assim, proporcionar crescimento e valor para todos” diz a executiva Para que seja de fato impactante, essa responsabilidade deve envolver todo o ecossistema de uma companhia, segundo Regina. Isso inclui o engajamento de clientes, consumidores, fornecedores e parceiros de negócio em geral. As iniciativas i pep+ são muitas e, no Brasil, os esforços tem se voltado principalmente para agricultura regenerativa, energias renováveis e economia circular. A empresa adquire cerca de 450 mil toneladas de insumo agrícolas ao ano, mais de 99% provenientes de produtores locais, e hoje conta com 97 produtores parceiros em seu programa de agricultura sustentável (SFP, na sigla em inglês), incluindo 72 produtores de coco na Bahia e Pernambuco e 25 de batata em seis estados, uma atuação estratégica para enfrentar mudanças climáticas, escassez de recursos e, ao mesmo tempo, aumentar a sustentabilidade do negócio. No campo da transição energética, a meta é alcançar NetZero até 2040 com apoio de medidas como a instalação de usinas termossolares nas fábricas e o uso do biometano como combustível, tanto para a produção fabril como para o abastecimento de caminhões movidos a gás. Além disso, parte da frota da companhia é elétrica ou a gás e a implementação de projetos inovadores, com painéis fotovoltaicos na parte Regina Teixeira

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