JCC Especial | Dia da Comunicação Empresarial 2024

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 16 Um deles é o laboratório movido a energia solar no meio da Amazônia, com a Dell, um contêiner com computadores parrudos e resistentes para suportar de telemedicina a educação a distância, lançado no ano passado. Cursos de educação para população de baixa renda é foco de outra parceria com a Dell e o Instituto de Oportunidade Social. O andar tecnológico em parceria com Incor sustenta cirurgias sofisticadas e projetos com startups como Ubox leva inteligência artificial a locais de escolas a hospitais, enquanto a Kenovo esmera-se em cursos profissionalizantes para jovens. “Olhamos como democratizar a tecnologia de IA”, conta Carolina Prado, diretora de Comunicação da Intel para a América Latina. Por aqui, o Centro Paula Souza (SP) desde o ano passado é alvo de metodologia de treinamento de professores como multiplicadores de conhecimentos e habilidades em IA, com foco em ensino médio e escolas públicas. O programa engloba 27 países, conta com feira de ciências mundial e no ano passado teve participação de brasileiros pela primeira vez, colocados em primeiro lugar. O País é o sexto maior no mundo em comunidade de desenvolvedores de software e abriga diversos programas de educação da marca e de parceiros apoiados por ela. Em relação a DE&I, metas globais respeitam o cenário local e incluem ter 40% dos cargos técnicos com mulheres e dobrar o número delas na liderança até 2030. “Estamos acima da média global, com mais de metade da diretoria composta por mulheres”, diz a executiva. Treinamentos na área são obrigatórios para líderes e as metas de contratação e retenção diversa são atreladas aos bônus da camada de vice-presidentes para cima. A companhia atingiu paridade salarial por gênero em 2018 e a participação de funcionárias, por exemplo, acelerou a adesão à Lei da Empresa Cidadã, que aumentou período de estabilidade para mães pós-parto e licença paternidade. Também alocou US$ 1 bilhão de dólares em 2020 para buscar fornecedores mais diversos, investindo em sua capacitação. Hard e soft skills A Mapfre dosa na comunicação conhecimentos técnicos (hard skills) e pessoais (soft skills), como empatia, colaboração, ética e habilidade para resolução de conflitos. Isso porque um dos desafios é transmitir os benefícios e valores da indústria de seguros de maneira tangível e significativa para o público. “Como o seguro é um serviço intangível, é mais difícil os consumidores entenderem sua importância até que precisem dele. Isso requer habilidades para traduzir conceitos de forma clara e acessível”, explica a diretora de Comunicação e Marketing da Mapfre Brasil Tatiana Cerezer. A abordagem centrada em storytelling e plataformas como patrocínio da Copa Conmebol Libertadores colaboram nesse sentido. A empresa lançou em junho seu Relatório de Sustentabilidade, com desempenho nas questões ESG em 2023. Os resultados no Brasil incluem redução de 40% na pegada de carbono, com 23% menos consumo de energia e substituição de 71% da frota por veículos híbridos. Em governança e negócios, realizou análise para identificar produtos com características sustentáveis no portfólio e fortaleceu modelo de análise ESG para grandes riscos. A estratégia global de sustentabilidade resultou na criação de plano 2022-2024, com deCarolina Prado

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