JCC Especial | Dia da Comunicação Empresarial 2024

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 14 O poder das diferenças “Nós vencemos com o poder das diferenças. Equipes diversas impulsionam a inovação e a competitividade”, avalia Luciana Giles, diretora de Comunicação, Marketing e Relações Governamentais da Cummins Latam, que atua com energia e unidades para projetar, fabricar e distribuir motores, serviços e tecnologias relacionadas. Estratégias globais visam estimular mudanças internas e externas de maneira integrada. Em sustentabilidade ambiental, o foco é redução de impactos ambientais com tecnologias limpas, eficiência energética e economia circular. Em DE&I, a estratégia endereça necessidades de grupos sub-representados, tanto no local de trabalho quanto em comunidades. A área de responsabilidade corporativa mira contribuição com comunidades baseada em educação, meio ambiente e equidade, com 55 projetos sociais ativos no Brasil impulsionados por funcionários voluntários – a média dos últimos anos é de 90% de engajamento em ações sociais, realizadas em horário de trabalho. A Cummins conta com o Accelera by Cummins, marca com soluções de emissão zero para diversas indústrias que desenvolve soluções como células de combustível de hidrogênio, baterias, eixos elétricos e eletrolisadores para produção de hidrogênio verde. Outro destaque é o Cummins Water Works, programa estratégico global para fortalecer comunidades por meio de água sustentável e discutir a crise hídrica global. Implantado no Brasil em 2021, o programa já beneficiou mais de 300 mil pessoas por meio de 85 mil microcréditos para levar água a comunidades carentes. Para criação de oportunidades, o Cummins Powers Women une líderes e funcionários ao redor do mundo para buscar soluções para desigualdade de gênero em comunidades e, no Brasil, o projeto As Vozes das Adolescentes, inaugurado em 2021, incentiva a criação de soluções para transformação das comunidades onde elas vivem. No total, ações voltadas a educação impactaram 5 mil estudantes e 143 professores, só em 2023, com destaques como o projeto Alicerce, que desde 2022 visa reduzir a desigualdade educacional de jovens negros em condições sociais desfavoráveis. No âmbito interno, grupos de recursos de colaboradores (ERG, em inglês) abrangem etnias, gênero, PCDs, gerações e LGBTQIAP+. A Diageo é outra que considera a participação dos colaboradores central em iniciativas ESG e DE&I. “O sucesso desses programas depende de engajamento desde a concepção até a implementação. A estratégia fortalece cultura organizacional, retenção e satisfação dos funcionários”, explica Gabriel Prudlik, head de ESG na Diageo Brasil. A companhia atua de forma integrada em ESG e DE&I por meio da estratégia Sociedade 2030: Espírito do Progresso, baseada em sustentabilidade Luciana Giles Gabriel Prudlik

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=