DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 10 composta e interpretada por um paciente em colaboração com o músico Nando Reis. A Johnson & Johnson estabeleceu há mais de 80 anos sua responsabilidade como empresa de forma clara. O documento Nosso Credo resume em quatro parágrafos compromissos com pacientes, profissionais de saúde, funcionários, comunidades e acionistas, com porte e alcance para contribuir com solução de problemas de saúde desafiadores. “Transformar a trajetória de saúde da humanidade é a base da nossa estratégia de negócios, refletindo a convicção de que o valor social está intrinsecamente ligado ao valor comercial de longo prazo”, explica Flavia Favaro, diretora de Comunicação e Public Affairs, na J&J Innovative Medicine no Brasil. Uma das primeiras empresas a se comprometer publicamente com metas de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU, em 2016, a companhia as compartilha anualmente em seu reporte global Health for Humanity. Sua estratégia ESG concentra-se na busca de mais equidade global em saúde para pessoas, comunidades e o planeta, com empoderamento de colaboradores, proteção da saúde ambiental e da resiliência dos negócios. Um de seus compromissos globais é apoiar trabalhadores na linha de frente de serviços de saúde com educação, treinamento e valorização. Um exemplo é o Processo de Enfermagem na APS (atenção primária à saúde) – instrumentos para a atuação, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, com mais de 8 mil profissionais de enfermagem com acesso à plataforma de ensino. A plataforma Acasa dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemia promoveu a conexão entre agentes dos dois segmentos e a colaboração com mais de 22 organizações multissetoriais, academia e consultoria rendeu documento com boas práticas e recomendações para promover diálogo sobre resiliência e bem-estar dos profissionais de saúde. Outros programas miram impacto na comunidade, como o 1000 DEVs – talentos para o bem na saúde, que desde 2021 capacita em programação jovens em situação de vulnerabilidade. Desde 2007 a Operação Sorriso apoia a ampliação do acesso a cirurgias de crianças com deformidades faciais, já tendo atendido mais de 12 mil famílias. Internamente, a prática global de DE&I permeia do recrutamento e seleção a compensação e benefícios, com grupos de afinidade organizados por temas para ampliação de representados – como LGBTQIAP+; convívio saudável entre as diferentes gerações e combate ao etarismo; combate ao capacitismo e ampliação da presença de pessoas com deficiência (PCDs) e neuro diversas; e rompimento de estereótipos voltados a pessoas de origem asiática. O objetivo de ter metade das posições de liderança no globo ocupado por mulheres até 2025 já chegou a 49% mundiais e ultrapassou a meta na América Latina. Programas de voluntariado, como a Maratona de Aceleração Social, já contou com mais de 500 pessoas em oito anos para ajudar a solucionar problemas de organizações sem fins lucrativos – a participação voluntária pode inclusive conectar outros países, fornecendo perspectiva mais abrangente do mundo. Flavia Favaro
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=