DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 29 A pluralidade é hoje, sem dúvidas, o ponto de partida e pauta central da comunicação. Nesse sentido a Geração Z é uma grande protagonista, uma vez que é impossível colocar seus membros, como eu, em uma só caixinha. Claro, toda geração traz suas diferentes comunidades, sua cultura e contra-cultura, mas nunca uma geração foi tão diversa. Nascemos digitais, o que expande nossas possibilidades de escolhas, estilos de vida, formas de expressão e de consumo. Mas não é apenas ter um conteúdo para cada nicho, e sim ter um olhar daquele ponto de vista, experiência e perspectiva, o famoso lugar de fala. Queremos ser ouvidos! Antes mesmo da minha graduação em Jornalismo, eu já era um comunicador. Fui Youtuber de tecnologia criando resenhas de smartphones e tablets. Tecnologia sempre foi uma paixão minha, e ter uma voz sempre foi essencial. Há dois anos, consegui estender isso diretamente no meu papel aqui na Samsung, junto ao Future Gen Lab, uma área criada globalmente com pessoas da Geração Z para desenvolver projetos para a Geração Z, assim legitimando as ações de comunicação com foco nesse público. Temos também, na América Latina o “Gen Z Force”, que conta com mais de 20 jovens colaboradores, localizados em sete diferentes países. Além da diversidade geográfica, que já nos dá uma visão muito rica sobre nossas diferenças e proximidades, cada um de nós tem suas particularidades levadas em consideração para trazer diferentes pontos de vista na hora da tomada de decisão. Gostos, hábitos, hobbies e as demais particularidades são valorizadas na companhia. Além do nosso conhecimento e experiências próprias, os insights descobertos pelo time são testados por pesquisas regionais criadas pela área de Marketing focada em Inteligência de Mercado. Pensando que o Lab é essa área que percorre diversos outros âmbitos da Samsung para colaborar em um trabalho mais consultivo, grande parte do nosso olhar é também entender outras gerações, o que temos em comum, de diferente, como podemos nos comunicar melhor e construir projetos mais relevantes juntos. Afinal, mais do que gerações, é importante percebemos também o momento de vida dos consumidores Com o objetivo de nos aproximarmos dos nossos consumidores e também ter suas vozes ouvidas pela marca, criamos a campanha #DáUmShare, que convidou os consumidores por meio do Samsung Members em toda região, para enviar fotos e vídeos do que significava o extraordinário para eles. O resultado foram 4 vídeos criados com os temas mais compartilhados por nossos fãs, com ótimos resultados. Essa co-criação contou com mais de 9.7 mil envios de conteúdo, e mais de 17 milhões de visualizações nas redes sociais da Samsung durante a campanha. Recentemente o Future Gen Lab completou dois anos, e tenho orgulho de estar no time desde a sua concepção na região. Temos muito para comemorar, e também um caminho pela frente. Eu como membro da comunidade LGBTQIAP+ tenho muito orgulho de fazer parte de um projeto tão importante não só para a Samsung, mas para o mercado de comunicação em geral. O Raphael de 15 anos, que ama tecnologia e comunicação continua aqui, pois autenticidade gera conexão, e conexão é o que retém e atrai novos fãs para nossa marca. Raphael Telles Monteiro
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