JCC Especial | Dia da Comunicação Empresarial

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6 tais. Algumas questões passaram a ser tratadas no âmbito legislativo e institucional. No Brasil, desde 1991, as empresas estariam obrigadas a preencher 5% de seus quadros com pessoas com deficiência (PCDs). O Ato de Igualdade Salarial entre homens e mulheres data de 1970 na Inglaterra, mas só ganhou impulso mesmo com a imposição de obrigatoriedade de abertura de dados salariais por parte das empresas com mais de 250 empregados, em 2018. A ONU definiu a igualdade de gênero entre seus objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Embora boa parte de grandes empresas, principalmente multinacionais, mirem de uma forma ou de outra a diversidade nos últimos dez a vinte anos, o grande arranque foi dado com a popularização do conceito ESG, sigla em inglês para resumir a visão das organizações sobre questões sociais, ambientais e de governança e que passou a ser valorizada, principalmente por investidores. A partir daí, iniciativas mais ou menos dispersas, individualizadas e atinentes apenas aos grupos em foco foram substituídas por estratégias robustas patrocinadas pela alta gestão, com olhar mais voltado ao novo conceito na mesa, a interseccionalidade – afinal, vieses inconscientes, por exemplo, podem afetar tanto mulheres, quanto indígenas ou transexuais. Maturidade e diferenças Naturalmente, as estratégias se encontram em diferentes graus de maturidade. Em algumas organizações chegaram ao conselho, enquanto outras ainda estão estruturando áreas e diagnóstico internos. Alguns grupos avançam mais celeremente, entre eles as mulheres, com algumas chegando ao board e ao topo das empresas. Outros encontram desafios mais relacionados a determinadas regiões, como negros no Brasil ou diferentes grupos religiosos na Indonésia. Enquanto no Canadá a pauta indígena é relevante, na África a celebração do mês do orgulho LGBTQIA+ ainda não tem espaço, diz Viviane Ajub, gerente geral de diversidade e inclusão da Vale. Como mesmo estratégias globais ganham contornos locais para aplicação, o Brasil tem-se tornado também exportador de iniciativas de diversidade e inclusão (D&I). Dow, GM, Sodexo e Bayer estão entre as marcas com ações nascidas por aqui levadas para outras geografias. “Temos a intenção de ser a empresa de ciência dos materiais mais inclusiva do mundo. A empresa é uma representação da sociedade onde está inserida”, diz Tiago Betti, líder de inclusão e diversidade e experiência do funcionário da Dow para a América Latina. O programa de benchmarking coletivo Ilimitadores, lançado no Brasil em 2019 para promover treinamentos, discussões e compartilhamentos de práticas internas com fornecedores e parceiros, inspirou iniciativas semelhantes em Colômbia, MéViviane Ajub

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=