DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 24 ça de gênero. Os temas circulam pela intranet, já estão no foco de certificações especializadas e são alvo de organização de processos para atender melhor os diferentes públicos. “Temos casos de homens trans que precisam fazer exames ginecológicos. Sistemicamente a possibilidade não existia”, diz Yuri. Treinamento de pessoas em contato com o público, de recepcionistas a enfermeiros, também ajudam os mais velhos a driblar dificuldades como baixar boleto por aplicativo ou inserir no sistema pedidos de reembolso. A Philip Morris coloca o tema D&I como parte de sua estratégia corporativa, que inclui desde criação de produto com menor risco ao fumante até reavaliação dos modelos de comercialização. “A empresa precisa de mais talentos e diversos”, diz Carolina Figueiredo, diretora de Estratégia da Philip Morris Brasil. Uma das metas traçadas há cerca de três anos era alcançar 40% de participação feminina em cargos de liderança ainda este ano – o índice hoje é 39,6%. Segundo ela, a questão se relaciona diretamente com a inovação e os resultados, já que no Brasil o volume de vendas cresceu 30% no período. As ações incluem cursos, mentoria e patrocínio de carreira para mulheres por parte dos mentores, além da adesão ao Equal Salary, garantindo remunerações semelhantes para homens e mulheres em posições idem, e a troca de licença maternidade por parental, com licença de seis meses para o cuidador primário e oito semanas para o secundário, inclusive para casais homoafetivos. Também foram formados grupos voltados a mulheres, étnico-raciais, PCDs e LGBTQIA+ - este, com mais de cinco anos, tornou-se inspiração global. “Em pesquisas, quando questionados sobre se recomendaria a empresa para alguém trabalhar, o grupo que se considera diverso tem resultado dez pontos acima do resultado médio da empresa”, diz Carolina. No GPA, segundo informa Mirella Gomiero, diretora executiva de RH e Sustentabilidade, a avaliação é de que uma empresa mais diversa tem mais chances de atender às necessidades dos consumidores quando a postura se reflete em direcionamentos de negócio, inovação, ambiente interno mais respeitoso às diferenças, com impacto em dimensões como identidade, marca e relação com parceiros de negócios. “A empresa tem metas estabelecidas pelo grupo francês Cassino e compromissos públicos direcionados à responsabilidade local”, diz ela, lembrando que “além de colaboradores, busca-se também estimular uma cadeia de valor igualmente diversa, o que abrange fornecedores, prestadores de serviços e organizações parceiras”. O tema integra um dos seis pilares estratégicos da companhia, que conta com comitê de sustentabilidade e diversidade. Nesse quesito, os temas prioritários são os recortes idade, racial e de gênero, bem como inclusão e desenvolvimento de PCDs e respeito e promoção aos direitos LGBTQIA+. A representatividade feminina entrou em foco em 2014. O comitê de equidade de gênero é responsável por políticas e ações e em 2019 teve início o programa de desenvolvimento de liderança femiCarolina Figueiredo
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