DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 18 negros, LGBTQIA+s, evolução de carreira e desenvolvimento, inclusive para vulneráveis que podem não ter tido os mesmos privilégios em formação e experiência profissional, como apontou Domitila. Ela chegou à empresa no ano passado como consultora da Mais Diversidade e acabou incorporando -se à equipe. O programa da multinacional brasileira, com 1,7 mil colaboradores em oito países, já rendeu ações de educação e os grupos de afinidades Equal (equidade de gênero e mulheres na liderança; Roots (letramento racial); Alphabet Squad (identidade de gênero e orientação afetivo-sexual) e Inclusion (PCDs), com suportes como reembolso de despesas com retificação de nome, adoção de nome social e intérprete de Libras e audiodescriação para reuniões. A Intel tem área dedicada com uma chief diversity officer para colocar o tema como foco de negócios. Hoje a inclusão faz parte de um dos seis valores da companhia, com 110 mil colaboradores mundo afora e mais de 30 grupos de recursos de funcionários (ERG, em inglês), ou comunidades, organizados há mais de uma década por raça, nacionalidade, gênero, paternidade, habilidades diversas, educação e outras afinidades, explica Carol Prado, head de comunicação da Intel para a América Latina. Um dos grupos de afinidade, o iGlobe (LGBTQIA+) completou 25 anos em 2020. O WIN (equidade de gênero) tem mais de 15 anos. O com D&I oferece suporte até a empresas parceiras, clientes e fornecedores. Desde 2014, a inclusão de fornecedores diversos foi construída e descrita em política específica. No ano seguinte foi estabelecida meta de contratação e retenção para alcançar representação de mulheres e minorias sub-representadas nos Estados Unidos, com meta atingida em 2018, dois anos antes do previsto. Em 2020 a empresa anunciou metas de responsabilidade corporativa para 2030, que estabelecem que será superior a 40% a presença de mulheres em cargos técnicos e que dobrará o número de mulheres e minorias sub-representadas em cargos de liderança sênior. A inclusão de mais mulheres na tecnologia tem suporte de cursos, workshops, mentorias e parcerias com projetos como Programaria e Cloud Girls. “A diversidade aumenta o lucro. O PIB do Brasil poderia ser 16% maior se mais mulheres estivessem no mercado de trabalho e, segundo a McKinsey, empresas diversas tendem a lucrar 25% mais”, destaca Carol. A empresa comprometeu US$ 300 milhões para acelerar D&I no setor. Uma das iniciativas é o Inclusion Index, coalização global de empresas convocadas pela Intel compromissadas com novo padrão de práticas e métricas, que terão à disposição kit de ferramentas fornecido pela companhia para aferição dos indicadores – as ferramentas podem ser acessadas por qualquer interessado no site da iniciativa. ESG e indústrias “masculinas” A Samsung inclui D&I em sua agenda ESG. Na América Latina, a estratégia é focada em criar cultura mais inclusiva e todas as subsidiárias têm proCarol Prado
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