DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 14 educação, que mantém incubados racismo e preconceitos estruturados. “Quando eu morava no Brasil e ia em entrevista de emprego era comum ouvir ‘dá um jeito nesse cabelo’, ou para um amigo homossexual alguém dizer ‘quando chegar lá não fica se amostrando não, visse?’”, diz Domitila, que estará ao lado do co-fundador da Apple, Steve Woyniak, e da atriz Jessica Alba, como consultora no evento Digital X. A diversidade financeira O Banco Itaú segue o raciocínio de Domitila. Em um país tão diverso como o nosso, o tema deve ser premissa básica para todas as empresas que se propõem a fazer negócios no Brasil, observa a superintendente de diversidade e atração e seleção Maria Julia Azambuja. “Para sermos o melhor banco para todos os nossos clientes precisamos conhecê-los e, para isso, é fundamental que nossos times reflitam a diversidade em todos os aspectos”, diz. Isso porque em um ambiente onde todas as pessoas sigam o mesmo padrão ou venham de um mesmo contexto social é mais prováveis que tenham visto as mesmas situações e não tenham a sensibilidade de entender e atender de forma adequada clientes com perfis diferentes – o que é um aspecto de negócio, embora não seja demais lembrar que, acima de tudo, está a questão ética de refletir internamente a sociedade. Recentemente, além de observar o interesse de candidatos a vagas na questão, o banco anunciou novo conjunto de valores corporativos, batizado Cultura Itubers. Um destes valores é “A gente quer diversidade e inclusão”. Em 2022 foram anunciados objetivos focados nos pilares de gênero e raça, para aumentar a presença de mulheres na liderança e a de pessoas negras em todos os níveis da organização, já levando em conta a interseccionalidade desses dois públicos. Até 2025, a meta é ampliar a participação feminina em cargos de chefia, de gerência para cima, de 35% para 40%. Em dezembro último, o índice era de 33%. No recorte de pessoas negras, o objetivo é ampliar a participação em todos os níveis, inclusive em liderança, para uma faixa entre 27% a 30%, contra a representatividade de 24,4% no quadro de funcionários em dezembro de 2021. O tema diversidade se reflete em ações para as equipes internas e na comunicação externa, como no cuidado com a oferta de produtos e serviços acessíveis e construídos sob medida para os diferentes públicos do banco, diz Maria Julia. As ações incluem grupos de afinidades para os pilares raça, gênero, PCDs, LGBTQIA+ e um pilar transversal de vieses inconscientes, com grupos de afinidades. Entre alguns exemplos de iniciativas já adotadas estão o programa apoio a mães e gestantes, regra de participação feminina nos comitês de sucessão, Semanas LGBTQIA+, e programa de formação para desenvolvimento em tecnologia com foco neste perfil, PCDs e raça. Ainda na seara financeira, a XP Inc. mira D&I em seu ecossistema e no setor como um todo. Em julho de 2020 assumiu compromissos públicos na Maria Julia Azambuja
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