Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 31 Os tempos são outros, novos. A pandemia mudou tudo a nossa volta. Mudamos a nossa relação com o tempo, a forma de nos relacionar e nos conectar com pessoas, o jeito de trabalhar. Revisitamos nossos valores e re- pensamos o futuro. Quase dois anos depois do início da pandemia que mudou o curso da história mundial, cole- cionamos aprendizados. Como pessoas, como empresa e como sociedade. Nos reinventamos nos diferentes con- textos, nos quais nos relacionamos, potencializamos nossa capacidade de encontrar soluções para tantos desafios e nos unimos para apoiar os mais vulneráveis, aflorando a solidariedade e o olhar para o próximo. Neste ambiente ainda em construção, é notório que a comunicação se consolidou como a grande protagonista das organizações, fortalecendo sua posição estra- tégica na manutenção da reputação das empresas, no engajamento das equipes, independentemente de sua localização, na conexão com os clientes e parceiros. Coube aos times de Comunicação implementar as melhores práticas em gerencia- Helena Alonso Líder de Comunicação da Dow para o Brasil A pandemia deixou essa necessidade ainda mais patente, principalmen- te porque houve um pequeno momento em que o silêncio se fez. Uma pausa breve em que ninguém sabia o que dizer diante do impacto imediato e avas- salador que a Covid-19 trouxe para a vida de todos. A Sabesp é uma empresa de mais de 12 mil colaboradores e desde o início da pandemia abrimos os canais internos, fizemos pesquisas e procuramos ouvir as pessoas, seus medos, expectativas, angústias e ansiedades. De um dia para outro, milhares de colaboradores passaram ao home office, precisando de orientação e apoio. E outros tantos milhares precisaram de incentivo e encorajamento para manter o trabalho nas ruas em um servi- ço essencial que sob hipótese alguma poderia parar. Foi um momento importante de ouvir e direcionar nossa comunicação, que diariamente levava (e leva até hoje) informações que atendessem a essas necessidades. Tivemos também que apurar nossas formas de escuta à sociedade, prin- cipalmente em relação ao novo patamar de exigência com os princípios ESG. Ou seja, as empresas sendo promotoras ativas do bem-estar da socie- dade, indo além dos seus muros, o que é muito positivo. Passado o período mais difícil, a pandemia está indo embora, mas as mudanças na comunicação empresarial, que bom, vieram para ficar.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=