Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 3 na arte de fazer comunicação pela escola americana de RP; e, na sequ- ência a Mecânica, a Proal, a Unipress e a Comunic, que vieram confrontá- -las, com uma pegada de assessoria de imprensa, dando vazão á aproxi- mação do período de redemocratiza- ção do País. E da Aberje, emergiram os múl- tiplos departamentos de comunica- ção que marcaram época nas gran- des corporações do País e que foram progressivamente transformando o pequeno departamento editorial, responsável pelo jornalzinho de empresa, em complexas áreas res- ponsáveis por harmonizar o rela- cionamento da marca com os vários públicos de relacionamento e que, no nosso modismo de usar os termos em inglês, rebatizamos por aqui de stakeholders . Um pouco dessa história está con- tada nas páginas desse especial, em reportagem especial conduzida pela experiente Martha Funke, nossa co- laboradora também em outras publi- cações da Mega Brasil, em especial o Anuário da Comunicação Corporativa. Martha reuniu histórias de um pequeno mas significativo grupo de pioneiros, para mostrar como foi que tudo aconteceu e continua acon- tecendo no campo da Comunicação Empresarial, desde os primordiais tempos em que, como costuma dizer Paulo Nassar, presidente da Aberje, os profissionais se reuniam para de- finir a gramatura do papel de suas publicações, até os tempos recentes, em que a inteligência artificial, a internet das coisas, o big data e os influenciadores revolucionaram a atividade da comunicação. Boa leitura! Eduardo Ribeiro e Marco Rossi, Editores

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