Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 28 cia e que foram importantes em seu tempo para o mercado: os livros Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia , organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal , reunindo os perfis biográficos de cerca de 500 jornalistas es - pecializados nesse segmento; e A trajetória de Octavio Frias de Oliveira , também de autoria de Paschoal, que apresentou ao mercado pela primeira vez a vida de um dos maiores nomes da imprensa brasileira, no Século XX. Madeira de lei para premiar PR Tem também o DNA e as digitais da Mega Brasil o Prêmio La- tino Americano de Excelência e Inovação em PR , o Jatobá PR, em pleno desenvolvimento este ano, em que está chegando à quinta edição. Seus sócios, Rossi e Ribeiro, mais Cé- lia Radzvilaviez, diretora da Mega, integram o Gru- po Empresarial de Comunicação – Gecom, ao lado de Decio Paes Manso e Thales Toffoli , do Grupo Boxnet, e de Helio Garcia , da Business News. Maior prêmio de PR do Brasil e um dos mais reconhecidos na América Latina, o Jatobá PR é um prêmio técnico, voltado para as agências de comunicação, com premiações tanto para as grandes quanto para as butiques, e também para as áreas de comunicação empresarial e pública. Agora, em 2021, obteve recorde de inscrições, com 221 cases. As facetas humanas dos profissionais de comunicação Outros legados da Mega Brasil são seus seminá- rios especializados, como os de Comunicação Interna e Benchamarking ; o Prêmio Personalidade da Comunicação , que desde 1998 homenageia nomes de prestígio da imprensa e da comunicação do País; o Fórum do Pensamento e a Arena da Inovação , que integram a programação do Congresso Mega Brasil. E não dá para esquecer a incessante busca da empre- sa em humanizar suas iniciativas, como aconteceu com dois de seus mais novos e inovadores eventos: o Especial de Natal , tanto em sua versão revista, quanto no Especial TV, realizado pela primeira vez em dezembro de 2020, em plena pandemia, em que, num programa de TV transmitido pelo Canal da Mega Brasil no YouTube, os executivos da área exibiram seus dotes musicais, teatrais e até culinários; e o Causos da Comunicação Corporativa , que fez o fecho do Congresso Mega Brasil, no úl- timo dia 18 de setembro, com 17 causos contados pelos pró- prios profissionais e animados pela “dupla sertaneja” Dudu & Marcão, também transmitido pelo YouTube. Por fim, um censo A mais recente contribuição, que acaba de ser divulgada, foi a parceria feita com a Abracom para a realização do 1º Cen- so Brasileiro das Agências de Comunicação , iniciativa que contou com o apoio da newsletter Jornalistas&Cia, e que identificou 875 agências no País, número que a partir de agora norteará todo o planejamento, indicadores e conteúdos que se fizerem sobre a atividade, que, como se sabe – e se sabe graças ao Anuário da Co- municação Corporativa – fatura R$ 3 bilhões por ano (base 2020). Esse legado tem dono E o dono desse legado é o mercado da Comunicação Em- presarial brasileira que tem apoiado e prestigiado as múltiplas iniciativas da empresa, incluindo esse especial que busca contar de forma singela e ligeira um pouco da História da atividade nos últimos 60 anos. Lembrando que a única e principal fonte de sobrevivência, de sustentabilidade da empresa, são os recursos oriundos dos patrocínios, apoios e publicidade das marcas que cultivam reputação e prestigiamos que as ajudamnessa direção. Sem uma cultura de Comunicação, sem profissionais engajados no desenvolvimento da atividade, sem incentivos para reflexões sobre o papel da comunicação para a sociedade, não existiria a Mega Brasil e muito provavelmente as instituições como Aberje e Abracom não teriam o papel de protagonistas que hoje ocupam. A História da Comunicação passa por aqui Na Mega Brasil temos um mote: A História da Comunicação Passa por Aqui . E nessas três décadas de atividade é isso que vi- mos fazendo por meio dos nossos produtos e veículos: registran- do fatos, colhendo testemunhos, trazendo tendências. A frase está presente na tela dos nossos computadores para lembrar, cotidianamente, do nosso compromisso e responsabilidade com o propósito que abraçamos de destacar a relevância da Comuni- cação no cotidiano das pessoas, empresas e instituições. E foi com este sentido que arquitetamos a nossa comemora- ção do Dia da Comunicação Empresarial deste ano. De fato, esta sexta-feira, 8 de outubro, é o pontapé inicial de um projeto que se estenderá até o próximo dia 4 de julho de 2022, data em que a Mega Brasil comemora seus 30 anos de atividade. Além desta edição Especial do Jornal da Comunicação Corporativa, a Mega Brasil está lançando na data de hoje, a série testemunhal A Co- municação Empresarial no Brasil – a História contada por quem ajudou a escrever a História. Ela está dividida 33 capítulos, e será veiculada às sextas-feiras, 11 horas, na Rádio Mega Brasil Online e no canal da TV Mega Brasil, no Youtube. Semanalmente, Edu- ardo Ribeiro e Marco Antonio Rossi entrevistarão personagens que ajudaram a construir a história da Comunicação Empresa- rial no Brasil. A edição “zero”, da série, é apresentada nesta sexta feira e traz os depoimentos de Eduardo Ribeiro e Marco Rossi nesses 34 anos de parceria e 30 anos de Mega Brasil. O primeiro convidado da série é Carlos Eduardo Mestieri, figura presente e atuante na Comunicação de empresas desde a criação da AAB, a pioneira entre as agências de Comunicação, nos idos dos anos 1960. Acompanhe a série A Comunicação Empresarial no Brasil – a História contada por quem ajudou a escrever a História às sextas-feiras, 11 horas, no canal da TV Mega Brasil, no Youtube, e na Rádio Mega Brasil Online onde permanecerá disponível para ser ouvida ou baixada em formato podcast. E é assim que temos pautado nossas atividades nesses 30 anos de trabalho: conectando marcas e pessoas, fazendo Co- municação com responsabilidade, ética e sentido de coletivi- dade. É o nosso jeito de colaborar para a consolidação de um mercado que, a cada dia, se torna mais forte e reconhecido e que, com o seu trabalho, contribui na construção de uma so- ciedade mais justa, próspera e igualitária.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=