Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 40 Não é novidade que vivemos tempos extremamente desafiadores, principalmente em relação às questões que envolvem a nossa interconectividade: a pandemia, uma dependência crescente entre as diferentes economias, os efeitos globais no meio ambiente de decisões passadas e muitas vezes locais, os alinhamentos e desalinhamentos políticos (tanto global como localmente) são evidências dessa “unidade”. Neste momento repleto de características únicas e que nos fazem repensar em todos estes aspectos, acredito que com disposição, colaboração e imaginação, podemos ir muito além das limitações e aparentes impasses que se apresentam. Compartilho aqui algumas reflexões: a tecnologia, cada vez mais internalizada e “natural” em nossa jornada, requer nossa compreensão e responsabilidade para saber usá-la de maneira hábil, ética e, dessa forma, criar relações humanas mais verdadeiras, contribuindo para nossa evolução. No dia a dia governos, instituições e empresas devem trabalhar pela sustentabilidade dessas relações que, cada vez mais, precisam de coerência: pensar de forma responsável, planejar e executar ações de maneira íntegra e consciente: “walk the talk” ou “die” . O desafio passa também por proporcionar um ambiente de trabalho próspero, que seja estimulante, fértil de ideias, colaborações e criatividade, evitando dar voz à intransigência e à intolerância e assim favorecendo o crescimento de todos. Não desperdicemos essa oportunidade, estejamos atentos, mudemos e tiremos o melhor desse desafio: se de fato formos capazes de elevar nossas intenções e ações, cresceremos como indivíduos, empresas, entidades, instituições, humanidade.  Walk the talk or die Viviana Toletti, Sócia e Diretora da XCOM Saúde, um brinde à vida! Nada é mais importante do que nos mantermos vivos e com saúde. No cenário da Covid-19 nenhum outro tema foi mais tratado, seja na imprensa, nas chamadas virtuais ou mesmo pelos grupos do whatsapp. A saúde mental e física tem sido muito discutida em todas as esferas dos ambientes corporativos. As empresas tentam encontrar formas de manter os colaboradores bem, conectados e produzindo. Nesse mesmo cenário, as mudanças foram essenciais para a continuidade das operações e os legados serão inevitáveis. Companhias já reduziram suas estruturas físicas, a adoção do home office permanente, adiada por muitos, veio para ficar. A comunicação tem e terá um papel fundamental na conexão das pessoas para levar senso de pertencimento e ajudar na manutenção da produtividade. Mostrar relevância, reestabelecer a reputação ou mesmo se colocar frente às questões como diversidade, meio ambiente e até mesmo política, têm sido grandes desafios enfrentados simultanea - mente pelas companhias. Sociabilizar é inerente do ser humano e o universo virtual talvez nunca substitua a presença física e a ativação de todos os sentidos. Um show de rock, com todas as sensações à flor da pele, não passa nem perto do que sentimos durante uma live. A reunião presencial terá sempre as nuances dos gestos, cheiros, gostos e comportamentos que não são transmitidos em sua íntegra nas versões virtuais. O isolamento social e a pandemia trouxeram momentos diferentes. Um tempo maior em casa, mais trabalho compartilhado entre os parceiros, um novo olhar para a infância dos filhos e uma conexão intensa com o que nos é mais caro, nossa vida. O pós-Covid será tão difícil quanto o momento atual, onde conciliar todos os aspectos profis - sionais com a vida pessoal será ainda mais importante do que antes. Sem dúvida, um grande desafio das empresas, profissionais e, consequentemente, de quem atua na área da comunicação: a cisão do mundo profissional com a vida pessoal. Como tornar o mundo profissional um lugar que permita a vida pessoal? Esta pode ser uma grande questão para ser pensada neste mundo pós-Covid 19.  A questão do pós-Covid 19 Rogério Artoni, Sócio-Diretor da Race Comunicação Rogério Artoni , da Race, crê que um dos maiores desafios dessa nova jornada será a cisão do mundo profissional com a vida pessoal. Como tornar esse mundo um lugar que permita a vida pessoal? A tecnologia também é fonte de permanente preocupação de quem está na área e saber usá-la de maneira hábil, ética e orientada para criar relações humanas verdadeiras, é, no olhar deViviana Toletti , da XCOM, um diferencial relevante para o êxito profissional.

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