DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 39 Conhecimento é o que faz crescer um mundo novo. Yara. Líder mundial em nutrição de plantas. yarabrasil.com.br Há 53 anos, no dia 8 de outubro, a Aberje era fundada e coincidentemente, anos depois, a data foi escolhida para celebrar o Dia da Comunicação Empresarial. Ao longo de mais de meio século, a Aberje contribuiu para o desenvolvimento da comunicação corporativa, trazendo tendências para serem discutidas e analisadas, investiu em cursos e pesquisas referentes ao setor, e representou o Brasil em congressos e eventos internacionais. Entretanto, mesmo com a vasta experiência em comunicação empresarial, tivemos que dar um resetna nossa forma de comunicar por causa da pandemia. Em primeiro lugar, foi necessário entender o que estava acontecendo para nos posicionarmos. As empresas tiveram que acelerar o seu processo de transformação digital de forma coercitiva, e nisso ficou o de - ver de nos adequar a uma realidade desconhecida até então. Hoje, passados mais de 180 dias de quarentena, já é possível fazer uma análise do que aconteceu e o que esperar em relação às novas influências que nortearão a comu - nicação nas empresas e corporações. A pandemia mostrou que temos uma competência cada vez mais valorizada, que é a própria natureza. Conhecer as emoções e ter indicativos de como as pessoas, os profissionais, se movem e agem quando confrontados pelo medo, pela impaciência e pela ansiedade é um ativo que pode fazer a diferença no desempenho dos comunicadores. Não há como comunicar bem hoje em dia se você não conhece o que motiva as reações, as rejeições e os engajamentos das pessoas diante de informações, propostas e ideias. A comunicação corporativa, por sua vez, também mostrou a sua força ao longo da pandemia, com um protagonismo extraordinário. Um protagonismo que tem se esmerado em ir além dos aspectos instrumentais e ferramentais da tradicional comunicação de empresas. Os comunicadores corporativos, os chamados CCOs, fizeram-se ainda mais es - senciais para os negócios, chamando para si a responsabilidade de, por um lado, entregar para os diversos públicos da organização as más notícias da forma menos deletéria possível; e, por outro, entregar para a sociedade muito mais do que marcas e produtos, mas também responsabilidade social, comprometimento e solidariedade. Nesse esforço extra demandado pela pandemia, os comunicadores de empresa também se lançaram de modo mais incisivo e estruturado no combate à desinformação. De um modo geral, as áreas de comunicação corporativa das organizações grandes, médias e até das pequenas alinharam a marca e suas lideranças para o diálogo rápido e efetivo com os públicos internos e externos, com objetivo de zelar pela saúde dos empregados, manter empregos e permanecer no jogo. Além disso vale destacar que as empresas descobriram em quanto a tecnologia digital pode transformar as filosofias e os programas de treinamento e desenvolvimento dos profissionais de comunicação, principalmente apoiando programas de in companye customizados. É impossível cravar o que nos aguarda em um mundo pós-pandemia, principalmente sabendo que vivemos em uma evolução constante. Entretanto é totalmente responsável afirmar que alguns processos de comunicação empresa - rial foram acelerados e a comunicação interna, as relações comunitárias, a produção de conteúdo proprietário e as relações com a mídia avançaram muito nos últimos tempos e em especial durante a pandemia. A pandemia acelerou processos e mostrou a força da comunicação corporativa Hamilton dos Santos, Diretor-Geral da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) Hamilton dos Santosaporta a esse nosso especial um olhar contextualizado e cirúrgico dos impactos que a pandemia provocou nas hostes da comunicação corporativa e o faz como diretor de nossa instituiçãomater , a Aberje.
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