Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 38 A pandemia trouxe de volta a ciência para o ‘centro do palco’. E, junto com ela, a força da informação de qualidade, na qual bilhões de pessoas no mundo estão confiando para tomarem suas decisões. Ou seja, a curadoria falou mais alto em meio ao excesso de informação e de desinformação ( fakenews ), com a imprensa e cientistas renovando o seu papel como fonte segura de informação. No começo da pandemia, aqui no Brasil, ainda em meados de março, elaboramos na Textual um documento, compartilhado primeiro com nossos clientes, e depois com todo o nosso mercado, no qual trazíamos a nossa visão sobre o que seria uma atuação estratégica da comunicação, orientada, principalmente, para vencer o desafio de como as marcas teriam relevância, de fato, para as pessoas, ao longo dessa gigantesca crise. Era uma espécie de ‘manifesto’, baseado na crença de que as empresas que adotassem ações empáticas sairiam maiores da crise, mesmo com vendas e faturamento eventualmente encolhendo. E que a comunicação poderia contribuir no desenvolvimento dessas iniciativas inovadoras, que trouxessem novas respostas às novas demandas surgidas de uma realidade sem precedentes trazida pelo isolamento social e pela própria evolução da doença. E vimos que isso, de fato, aconteceu, com muitas empresas e entidades desenvolvendo soluções nunca antes experimentadas, com forte viés de empatia e colaboração, e ancoradas emmuita comunicação. Acredito que essas duas vertentes vieram com força para ficar, como caminho para a construção de um futuro renovado, de mais equilíbrio. E, onde tem empatia e colaboração, necessariamente precisa haver muita comunicação! Assim, vejo muitas possibilidades se abrindo para o nosso segmento, com a comunicação assumindo mais protagonismo também nos processos de decisão. E uma valorização crescente de habilidades profissionais como flexibilidade e capacidade de atuar em rede, somando-se à criatividade, agilidade e visão analítica que são características essenciais para um ‘agente de comunicação’.  De volta ao centro do palco Carina Almeida, CEO e Fundadora da Textual Comunicação O trinômio empatia, colaboração e comunicação é o mote queCarina Almeida , da Textual, usa em sua análise sobre os caminhos que passaram a ser percorridos pelas organizações com a instalação da crise. Trinômio que fez toda a diferença na conquista da confiança da sociedade. No mesmo caminho, Priscila Santana , da Ajinomoto, mostra que duas são as palavras que foram essenciais nessa jornada e que fizeram a diferença. Sabem quais? Eis que ontem era março, piscamos os olhos e chegamos em outubro. Eis que surgiu uma pandemia no nosso meio do caminho. Eis que tivemos que nos recuperar do susto, do medo e nos reinventar. A pandemia do novo coronavírus revolucionou a comunicação. Nas empresas, nas casas, nas vidas. Que ao comemorarmos o Dia da Comunicação Empresarial, possamos refletir sobre nosso papel, enquanto comunica - dores, que se mostra cada vez mais estratégico. Quando fui convidada a trazer aqui uma reflexão sobre os desafios desse período, algumas palavras me chegam como sendo essenciais: comunicação e empatia. Nós, profissionais de comunicação, somos tradutores e propagadores de mensagens. Uma informação correta, apurada, traz segurança e conforto para quem lê. Pela comunicação é possível levar um pouco mais de leveza para o dia a dia, sobretudo aplicando a comunicação não violenta. E, companheira da comunicação, chega a Empatia. Mais do que nunca é preciso ter sensibilidade para entender as diferentes realidades nesse período tão difícil. A empatia chega para nos dizer – e mostrar – que nem todos estão no mesmo barco, embora no mesmo mar agitado. Otimista que sou, acredito que podemos tirar preciosas lições desse 2020. Espero que, entre elas, esteja uma percepção mais humana de um novo normal. Que ‘normal’ signifique valorizar as relações, estreitar laços, ouvir, entender, acolher. Tudo isso é comunicação.  Novo normal? Priscila Santana, Gerente do Departamento de Comunicação da Ajinomoto do Brasil TRANSFORMAMOS O FUTURO COM INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE. @agenciaplug

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