Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 34 Quem diria que tão repentinamente seriam necessárias tantas mudanças na rotina. A pandemia trouxe impactos inesperados para todos. De um contato diário no escritório, passamos para reuniões online e trocas de mensagens, tudo muito diferente do que estávamos acostumados. Com o passar dos dias, o choque inicial foi se dispersando e pudemos perceber que tudo estava acontecendo normalmente, como se estivéssemos no escritório. Hoje consigo sentir mais proximidade com os colaboradores, parceiro e clientes. Foi uma grande transformação. Claro que sentimos a mudança na nossa cultura organizacional. A equipe demonstrou uma grande adaptabilidade e resiliência em meio a tantas novidades na rotina. O contato digital mostrou-semuito eficaz, trazendo a harmonia, confian - ça e empatia necessárias para lidar com diferentes situações. As nossas ferramentas de gestão estão sendo muito úteis e um verdadeiro diferencial neste momento. Com planejamento e estratégias certeiras é possível manter o equilíbrio das atividades. Percebemos que a nossa área de consultoria estratégica e gestão de crise passou a ser mais demandada. Com isso, foi essencial desenvolver soluções inovadoras e criativas para entregar mais do que apenas um serviço, mas uma experiência única e de qualidade. Transparência sempre foi um fator muito importante, mas agora vem ganhando ainda mais destaque. As marcas estão sendo mais influenciadas pelos comportamentos das pessoas e a forma como lidam com isso será um diferencial, que envolve principalmente a comunicação. É preciso ir além do que apenas promover um produto/ serviço, é essencial avaliar o impacto que isso trará para a sociedade. Cada empresa deve assumir um papel pensando na coletividade e em como as ações podem beneficiar a co - munidade como um todo. Isso é geração de valor. Apesar das incertezas sobre como será o futuro corporativo, a Covid-19 deixará profundas transformações, pessoais e profissionais.  Soluções eficientes para um momento de transformação Nancy Assad, Diretora da N.A. Comunicação A vocação da comunicação como forma de conexão com o mundo nunca ficou tão evidente quanto durante a pande - mia da Covid-19. Sem o contato pessoal direto entre empresas e consumidores, passamos a ser, ainda mais, a ligação entre eles. Ao mesmo tempo, o conteúdo mudou: tivemos que repensar mensagens e inovar no jeito de entregá-las. A evolução das ferramentas digitais e o surgimento de novas narrativas vinham transformando nossa atividade há algum tempo. Contudo, sentimos que a crise atuou como um acelerador de tendências. Em primeiro lugar, muitas companhias que ainda não investiam em comunicação passaram a procurar a 2PRÓ, cientes da diferença que uma boa estratégia pode fazer em momentos de crise. A chegada de empresas com necessidades diferentes daquilo que tínhamos em carteira nos obrigou a fazer adaptações e buscar novos produtos e serviços. Por outro lado, vimos na turbulência uma chance de implementar formatos inovadores que ainda enfrentavam resistência. Podcasts , livese vídeos com animações foram bons exemplos de conteúdo de qualidade e com engajamento produzido pela agência nos últimos meses. Também era preciso ajudar os negócios a continuarem, mas a mensagem tinha de ser diferente. Pesquisa da Kantar em 30 países mostrou que, embora apenas 8% dos consumidores acreditassem que as empresas deveriam desistir de ações de marketing na pandemia, 75% deixaram claro a importância de não explorar os acontecimentos em benefício próprio. A comunicação deveria, portanto, falar sobre os valores da companhia, dar transparência aos seus esforços durante a crise e passar mensagens positivas. Buscamos lições nas vertentes de slow content ebranded contentpara contar histórias, e não simplesmente vender um produto com mensagens frequentes e sem eco. A crise jogou luz ainda sobre um segmento em que sempre apostamos, mas que ainda recebe poucos investimentos: a comunicação interna. Ela ganhou importância vital dentro das empresas diante desse que é o maior desafio que já enfrentamos coletivamente. E deu às agências bem posicionadas uma grande vantagem.  Importância da comunicação cresce, mas crise requer novas mensagens e formatos inovadores Myrian Vallone, Sócia-Fundadora da 2PRÓ Comunicação Temos aqui as reflexões e os caminhos que estão sendo traçados por duas agências-butique, a 2PRÓ, deMyrian Vallone , e a N.A. Comunicação, deNancy Assad . Pelo testemunho de ambas, o cavalo de pau que a pandemia provocou nos negócios, no mercado, teve também o lado positivo, pois possibilitou a diversificação na oferta de produtos e serviços, tanto para os clientes em carteira, quanto para novos clientes que até então não investiam em comunicação.

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