Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 31 As empresas do passado eram valorizadas apenas pela sua capacidade de trazer bons produtos e serviços a preços competitivos para os seus clientes. Por décadas, foi assim que o mundo funcionou, e temos diversos exemplos de companhias que ainda seguem esse preceito. Mas, em meio a tanto sofrimento por conta dessa pandemia, a mais grave dos últimos 100 anos, percebo uma transformação fundamental para a sociedade e, obviamente, para o mundo da comunicação: a democratização do capitalismo consciente. As empresas do futuro, além de continuarem com a missão de gerar resultados, terão a igual responsabilidade de serem agentes promotores do bem-estar social na comunidade em que estão inseridas. Mas não apenas isso: é preciso pensar no impacto dos seus negócios em nível global. No capitalismo consciente, no qual o lucro não é único fim, mas também um meio para melhorar a sociedade em que vivemos, as empresas e profissionais são movidos por propósito, são transparentes e pensam na sociedade como um ente relevante para o sucesso do negócio. As companhias que seguem esses preceitos são, também, as que têm melhor desempenho no longo prazo. Prova disso é que, no mercado financeiro, houve um crescimento exponencial da oferta de produtos alinhados ao conceito ESG ( Environmental, Social and Governance ). Hoje é possível investir em produtos de excelente retorno financeiro e socioam - biental. Felizmente, é um caminho sem volta. As empresas e profissionais que adotam o capitalismo consciente tornam o mundo melhor pela maneira como fazem negócio, e o mundo responde os ajudando de volta. A sociedade cada vez mais cobrará por nos tornarmos verdadeiros agentes de transformação, seja ao produzir uma reportagem, ao pensar no posicionamento da sua empresa ou de seu cliente. Ratifico aqui o propósito da XP Inc., que é transformar o mercado financeiro para melhorar a vida das pessoas. Mas acrescento um detalhe final à frase: “cons - truindo um mundo mais sustentável e equilibrado para todos que nos cercam”. O que vale para as empresas vale também para todos nós profissionais. E você, qual é o seu propósito?  Capitalismo consciente Matheus Lombardi, Sócio eHeadde Relações Públicas da XP Inc. Tantas e tamanhas mudanças na vida empresarial estão transformando de forma consistente o próprio sentido do capitalismo. Matheus Lombardi , da XP Inc., explica como isso está se dando e porque a consciência do novo está mudando corações e mentes.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=