Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 22 Em uma sociedade moderna, digital e permanentemente conectada, a comunicação ágil e transparente torna-se decisiva para que o setor público atenda às demandas da população com qualidade e eficiência. Em 2020, a pandemia do coronavírus demonstrou, de maneira definitiva, que a comu - nicação pública pode e deve adotar as boas práticas já adotadas no mundo corporativo para alcançar a excelência que o cidadão do século 21 exige e merece. Nos últimos 14 anos de atuação ininterrupta em diversos cargos da comunicação pública do Estado de São Paulo, acompanho e participo diretamente do processo de evolução das diretrizes e normas do setor. É preciso ter humildade para olhar para o jardim vizinho, aprender o que é feito de melhor na comunicação corporativa e adaptar os mais variados processos ao dia a dia do setor público. A população exige, cada vez mais, que todas as esferas de poder divulguem informações de caráter público e sem proselitismo político. Nosso desafio é compreender os cenários que se apresentam e informar o público com qualidade e precisão. Na iniciativa privada, a comunicação ruim, incompleta ou simplesmente errada pode provocar prejuízos financei - ros gigantescos ou mesmo mudanças bruscas no mercado de ações. Não por acaso, as corporações miram processos cada vez mais transparentes de comunicação interna, relacionamento com clientes e investidores, endomarketing e compliance , entre outros. Ao setor público, é obrigatório ter esse mesmo profissio - nalismo nas ações de comunicação institucional e divulgação de informações que interferem direta e diariamente na vida de milhões de pessoas. No enfrentamento ao coronavírus, a comunicação é ferramenta fundamental de gestão – em última instância, informações distorcidas ou falsas podem gerar desde distúrbios sociais até a perda de vidas. Nossa responsabilidade é equivalente à grandeza que a sociedade espera de seus representantes no Executivo, Legislativo e Judiciário. A transparência total, sem partidarismos ou malabarismos ideológicos, é um pré-requisito absoluto. A comunicação pública continuará a avançar se seguir os passos comprovadamente bem-sucedidos do mundo corporativo. E enquanto a ciência não descobre a vacina contra o coronavírus, a principal vacina é a informação.   Aprender com o setor corporativo é decisivo na comunicação pública Cleber Mata, Secretário de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo Traçar um panorama para o futuro, em tempos desafiadores como os que estamos vivendo ultimamente e nos quais tudo se transforma rapidamente, não é das tarefas mais fáceis. Apesar de ainda enfrentarmos diversas dificuldades provocadas pela pandemia do novo coronavírus, vejo que já podemos pensar em caminhos a serem seguidos mais à frente. Neste futuro que já está às nossas portas, acredito que a comunicação ganhará ainda mais relevância como importante ferramenta de disseminação de informações úteis e práticas. É a informação estratégica, responsável, ágil e transparente que, mais do que nunca, norteará as ações daqui para frente e, por isso, tenho a certeza de que ganhará ainda mais espaço na sociedade. Assuntos tão importantes como diversidade, inclusão, responsabilidade social, sustentabilidade e ética firmaram - -se como temas urgentes da agenda de nossa sociedade e por isso precisam ser apresentados e debatidos por todos. Nós, da Usiminas, temos atuado constantemente para que estes temas sejam discutidos e trabalhados tanto pela comunicação interna quanto nas ações que realizamos externamente. As nossas iniciativas têm sido no âmbito de aperfeiçoar as competências de nossos colaboradores para que esses tópicos sejam analisados e vivenciados em nossas equipes, saindo da esfera empresarial para impactar diretamente a vida de cada um. Tenho a consciência de que o percurso para superar os obstáculos é longo e desafiador, mas acredito na força da comunicação como agente de transformação. Nesse contexto, vejo como essencial comemorar o Dia da Comunicação Empresarial, uma das ferramentas mais importantes na construção da reputação de marcas e com um trabalho excepcional para tratar de assuntos tão importantes e urgentes para todos.  Informação estratégica, responsável, ágil e transparente norteará as ações daqui para frente Ana Gabriela Dias Cardoso, Diretora Corporativa de Comunicação e Relações Institucionais da Usiminas Na comunicação corporativa, aprender com o setor privado é o caminho para o serviço público, expõe com a sinceridade que lhe é peculiar o secretárioCleber Mata , do Governo do Estado de São Paulo. A excelência que ali se tem é a que precisa o Estado na comunicação com o público. Ana Gabriela Dias Cardoso , da Usiminas, por seu lado, entende que o binômio informação qualificada e debate serão ingredientes decisivos na nova comunicação empresarial.

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