I
382
Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2023
Editorial Avanços notáveis e um horizonte alvissareiro
6
Aberje Conexões transformam
12
ABRACOM Abracom trabalha pelo futuro da comunicação corporativa no Brasil
15
Vitrine Comunicação sob medida
21
Mercado da comunicação corporativa: Largada promissora não esconde as pedras do caminho
26
Agências grandes e médias
30
Agências-Butique
92
Fornecedores
143
Ranking das agências de Comunicação
154
Crescimento recorde faz receita de agências encostar em R$ 5 bilhões
154
Quem entrou e quem saiu da Pesquisa e do Ranking das Agências
157
Levantamento identifica 900 agências, mas outras 600 precisam ser melhor pesquisadas
158
Mapa Oficial das Agências de Comunicação
159
Ranking por faturamento – grandes e médias agências de RP/Comunicação Corporativa
160
Ranking dos grupos internacionais no Brasil
161
Ranking de grupos de agências que são apresentadas na pesquisa com faturamento agregado
162
Ranking das agências que são apresentadas na pesquisa com faturamento individual
162
Ranking por faturamento – pequenas e micro agências de RP/Comunicação Corporativa
164
Ranking por número de colaboradores – agências de RP/Comunicação Corporativa - Classificação nacional
166
Ranking por número de colaboradores – agências de RP/Comunicação Corporativa - Classificação regional
172
Linha do Tempo
180
Pesquisa Mega Brasil 2023
184
Metodologia para o cálculo do faturamento global do mercado de comunicação corporativa
184
Metodologia para o cálculo de empregados do mercado de comunicação corporativa
185
Metodologia da Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação no Brasil 2022
186
Estudo aponta novo recorde de crescimento do faturamento do setor, aumento do número de agências de médio e grande portes e otimismo em alta para os negócios neste ano
187
1. Avaliação de 2022
192
2. Tendências
204
3. Perspectivas
208
4. Perfil
212
5. Ética e pluralidade
218
Responsabilidade socioambiental ESG, a santíssima trindade da reputação corporativa
222
Diversidade, equidade e inclusão O jogo virou. De que lado você está?
240
Reputação e gestão de crise A comunicação dá o tom, a régua e o compasso
260
Comunicação pública A retomada do diálogo
278
ABRACOM 20 anos Um cafezinho bilionário
294
Novos negócios Os gringos estão voltando
308
Capital intelectual Como encantar talentos
315
Inovação na comunicação É preciso pensar diferente
328
Redes digitais Quem vai moderar o diálogo?
340
Fronteiras da comunicação Tudo em todo lugar ao mesmo tempo
351
Artigo Comunicação: A sincronia da IA com o fator humano
370
Índice Onomástico
371
Profissionais/Entidades
371
Organizações
373
Índice de Anunciantes
380
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=