Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2023

Editorial Avanços notáveis e um horizonte alvissareiro 6
Aberje Conexões transformam 12
ABRACOM Abracom trabalha pelo futuro da comunicação corporativa no Brasil 15
Vitrine Comunicação sob medida 21
Mercado da comunicação corporativa: Largada promissora não esconde as pedras do caminho 26
Agências grandes e médias 30
Agências-Butique 92
Fornecedores 143
Ranking das agências de Comunicação 154
Crescimento recorde faz receita de agências encostar em R$ 5 bilhões 154
Quem entrou e quem saiu da Pesquisa e do Ranking das Agências 157
Levantamento identifica 900 agências, mas outras 600 precisam ser melhor pesquisadas 158
Mapa Oficial das Agências de Comunicação 159
Ranking por faturamento – grandes e médias agências de RP/Comunicação Corporativa 160
Ranking dos grupos internacionais no Brasil 161
Ranking de grupos de agências que são apresentadas na pesquisa com faturamento agregado 162
Ranking das agências que são apresentadas na pesquisa com faturamento individual 162
Ranking por faturamento – pequenas e micro agências de RP/Comunicação Corporativa 164
Ranking por número de colaboradores – agências de RP/Comunicação Corporativa - Classificação nacional 166
Ranking por número de colaboradores – agências de RP/Comunicação Corporativa - Classificação regional 172
Linha do Tempo 180
Pesquisa Mega Brasil 2023 184
Metodologia para o cálculo do faturamento global do mercado de comunicação corporativa 184
Metodologia para o cálculo de empregados do mercado de comunicação corporativa 185
Metodologia da Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação no Brasil 2022 186
Estudo aponta novo recorde de crescimento do faturamento do setor, aumento do número de agências de médio e grande portes e otimismo em alta para os negócios neste ano 187
1. Avaliação de 2022 192
2. Tendências 204
3. Perspectivas 208
4. Perfil 212
5. Ética e pluralidade 218
Responsabilidade socioambiental ESG, a santíssima trindade da reputação corporativa 222
Diversidade, equidade e inclusão O jogo virou. De que lado você está? 240
Reputação e gestão de crise A comunicação dá o tom, a régua e o compasso 260
Comunicação pública A retomada do diálogo 278
ABRACOM 20 anos Um cafezinho bilionário 294
Novos negócios Os gringos estão voltando 308
Capital intelectual Como encantar talentos 315
Inovação na comunicação É preciso pensar diferente 328
Redes digitais Quem vai moderar o diálogo? 340
Fronteiras da comunicação Tudo em todo lugar ao mesmo tempo 351
Artigo Comunicação: A sincronia da IA com o fator humano 370
Índice Onomástico 371
Profissionais/Entidades 371
Organizações 373
Índice de Anunciantes 380

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=