Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2022

Editorial O melhor momento da história 6
Aberje Relacionamento com a imprensa: tradição e ruptura 10
ABRACOM Nada será como antes 16
Vitrine Comunicação sob medida 19
Mercado da comunicação corporativa: Cautela, mas com o pé no acelerador 22
Ranking das agências de Comunicação 138
A caminho dos R$ 4 bi 138
Quem entrou e quem saiu da Pesquisa e do Ranking das Agências 140
Censo revela que são quase 900 as agÇencias de comunicação estabelecidas no mercado 142
Mapa Oficial das Agências de Comunicação 143
Pesquisa Mega Brasil: Elas não participaram mas foram incluídas nas projeções setoriais 144
Ranking por faturamento – grandes e médias agências de RP/Comunicação Corporativa 146
Ranking de grupos de agências que são apresentadas na pesquisa com faturamento agregado 147
Ranking das agências que são apresentadas na pesquisa com faturamento individual 148
Ranking dos grupos internacionais no Brasil 149
Ranking por faturamento – pequenas e micro agências de RP/Comunicação Corporativa 150
Ranking por número de colaboradores – agências de RP/Comunicação Corporativa - Classificação nacional 154
Ranking por número de colaboradores – agências de RP/Comunicação Corporativa - Classificação regional 161
Linha do Tempo 168
Pesquisa Mega Brasil 2022 170
Metodologia para o cálculo do faturamento global do mercado de comunicação corporativa 170
Metodologia para o cálculo de empregados do mercado de comunicação corporativa 171
Metodologia da Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação no Brasil 2022 172
Setor acusa crescimento recorde e intensa transformação no modelo de trabalho 173
1. Avaliação de 2021 178
2. Tendências 192
3. Perspectivas 196
5. Perfil 199
Especial: Como anda a pluralidade nas agências de comunicação corporativa no Brasil - A questão de gênero e racial 203
Concorrência na comunicação corporativa: Disputas indigestas 211
A diversidade e a questão racial: Do discurso a atitudes positivas 221
A comunicação e os conteúdos proprietários: Assino embaixo 235
Quem é quem no mercado de mailings de imprensa: As transformações do serviço e os desafifios que chegaram com a LGPD 246
A comunicação e o mercado de trabalho: Sobram vagas, faltam talentos 255
A comunicação, as empresas e as eleições: Segredos de liquidificador - Desafios para a reputação das empresas num ano eleitoral 271
Os prêmios de PR e o valor para o mercado: Premiações incentivam nova mentalidade competitiva em agências e empresas 276
O predomínio das mulheres: Espelho, espelho nosso, tens gênero? 286
Índice Onomástico 303
Índice de Anunciantes 312

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=