I
314
Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2022
Editorial O melhor momento da história
6
Aberje Relacionamento com a imprensa: tradição e ruptura
10
ABRACOM Nada será como antes
16
Vitrine Comunicação sob medida
19
Mercado da comunicação corporativa: Cautela, mas com o pé no acelerador
22
Ranking das agências de Comunicação
138
A caminho dos R$ 4 bi
138
Quem entrou e quem saiu da Pesquisa e do Ranking das Agências
140
Censo revela que são quase 900 as agÇencias de comunicação estabelecidas no mercado
142
Mapa Oficial das Agências de Comunicação
143
Pesquisa Mega Brasil: Elas não participaram mas foram incluídas nas projeções setoriais
144
Ranking por faturamento – grandes e médias agências de RP/Comunicação Corporativa
146
Ranking de grupos de agências que são apresentadas na pesquisa com faturamento agregado
147
Ranking das agências que são apresentadas na pesquisa com faturamento individual
148
Ranking dos grupos internacionais no Brasil
149
Ranking por faturamento – pequenas e micro agências de RP/Comunicação Corporativa
150
Ranking por número de colaboradores – agências de RP/Comunicação Corporativa - Classificação nacional
154
Ranking por número de colaboradores – agências de RP/Comunicação Corporativa - Classificação regional
161
Linha do Tempo
168
Pesquisa Mega Brasil 2022
170
Metodologia para o cálculo do faturamento global do mercado de comunicação corporativa
170
Metodologia para o cálculo de empregados do mercado de comunicação corporativa
171
Metodologia da Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação no Brasil 2022
172
Setor acusa crescimento recorde e intensa transformação no modelo de trabalho
173
1. Avaliação de 2021
178
2. Tendências
192
3. Perspectivas
196
5. Perfil
199
Especial: Como anda a pluralidade nas agências de comunicação corporativa no Brasil - A questão de gênero e racial
203
Concorrência na comunicação corporativa: Disputas indigestas
211
A diversidade e a questão racial: Do discurso a atitudes positivas
221
A comunicação e os conteúdos proprietários: Assino embaixo
235
Quem é quem no mercado de mailings de imprensa: As transformações do serviço e os desafifios que chegaram com a LGPD
246
A comunicação e o mercado de trabalho: Sobram vagas, faltam talentos
255
A comunicação, as empresas e as eleições: Segredos de liquidificador - Desafios para a reputação das empresas num ano eleitoral
271
Os prêmios de PR e o valor para o mercado: Premiações incentivam nova mentalidade competitiva em agências e empresas
276
O predomínio das mulheres: Espelho, espelho nosso, tens gênero?
286
Índice Onomástico
303
Índice de Anunciantes
312
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=