Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020
99 melhor do que o país em que atua”, afirma o superintendente de Comunicações Corporativas e Relações Governamentais do banco, Leandro Modé. Os efeitos sobre a reputação foram além da própria instituição. Um deles foi a abertura de um novo espaço para iniciativas sociais na mídia, com destaque para a televisão e, mais especificamente, a TV Globo, derrubando décadas de veto à menção de marcas nos telejornais da emissora, particularmente no Jornal Nacional. A XP Inc. aportou R$ 30 milhões no programa Juntos Transformamos , para ajudar famílias durante a crise – pelo menos 100 mil pessoas por um período de três meses em parceria com ONGs como Gerando Falcões, Amigos do Bem e Visão Mundial e meta de engajar mais empresas e pessoas dispostas a contribuir para colocar comida na mesa de quem precisa. “Não estamos fazendo apenas uma doação, mas iniciando um movimento nacional de apoio à população brasileira”, afirma Guilherme Benchimol, fundador e CEO da XP Inc. “Nenhuma família pode ficar sem ter o que comer em casa.” O Santander uniu-se ao Itaú e ao Bradesco para ações como a doação de cinco milhões de testes rápidos e tomógrafos para o Ministério da Saúde, além de destinar R$ 50 milhões para a confecção de máscaras de tecidos. Karine Bueno, superintendente executiva de Sustentabilidade, destaca o papel da atuação em rede para ampliar o impacto das ações. Dentro de casa, a movimentação deu-se em torno da campanha anual de arrecadação de valores com funcionários e clientes, Amigo de Valor , com edição especial para funcionários voltada à Covid-19. Cinco hospitais de linha de frente em São Paulo e no Rio de Janeiro receberam R$ 3,5 milhões de mais de 12,3 mil doadores, mais o mesmo valor aportado pelo banco. Em regime remoto, a equipe responsável criou a campanha em uma semana e reuniu o total em 15 dias. Outra ação juntou em uma semana mais uma centena de voluntários para conversar com idosos em isolamento. Outra iniciativa foi a abertura de um edital para ONGs com costureiras para aquisição de máscaras a serem distribuídas a comunidades. A agilidade de decisões teve apoio da matriz espanhola, onde a crise estabeleceu-se antes daqui, mas com toques locais, como o comprometimento de não demissão durante o período mais crítico, a antecipação do 13º salário e decisões sobre a elaboração de produtos para clientes. A MRV anunciou no dia 30 de março compromisso de estabilidade no emprego por 60 dias para 30 mil funcionários diretos e, além de ações para segurança de colaboradores e clientes, em escritórios, obras ou estandes de vendas, a família controladora Menin, o Banco Inter e a LOG CP participaram de doações como a ação Guilherme Benchimol, XP Inc. Karine Bueno, Santander
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=