Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020
98 Martha Funke O s efeitos da pandemia da Covid-19 geraram um momento inédito de iniciativas corporativas voltadas ao enfrentamento da doença e suas consequências especialmente no setor econômico. A unanimidade de esforços provocou a reformulação de políticas sociais e desencadeou nova magnitude em termos de colaboração, dada a consciência da necessidade de atuação conjunta dos diversos atores da sociedade – empresas, poder público, organizações e indivíduos – para minimizar a negatividade do cenário. Atenção à saúde, segurança Diante dos desafios impostos pela Covid-19, empresas no País lideram campanhas de doação de alimentos, produtos de higiene e equipamentos hospitalares alimentar e geração de renda, doações de recursos, serviços e produtos, programas de voluntariado incentivado com aportes extras, comitês de crise e apoio intensivo da Comunicação, inclusive na área de Relações Governamentais, são pontos comuns na maior parte dos programas sociais para o momento. Tudo, é claro, à distância, em meio ao isolamento social. A cultura do compartilhamento atingiu as empresas por dentro e por fora e boa parte das ações foram construídas em conjunto com comunidades, fornecedores e concorrentes. Clientes também foram contemplados com novos serviços e condições especiais. O Itaú Unibanco adotou este caminho. Além da criação de planos de saúde financeira para clientes com repactuação de contratos, melhorias nas condições de crédito e alongamento de prazos para pagamento de empréstimos e financiamento de folhas de pagamentos para pequenas e médias empresas, registrou a histórica doação de R$ 1 bilhão, maior valor já destinado à filantropia por uma empresa no País, e criou a iniciativa Todos pela Saúde , liderada pelo médico Paulo Chapchap, diretor geral do Hospital Sírio Libanês, para ações estratégicas na área da saúde, sobretudo na esfera pública. Em um mês, o movimento já tinha gabinetes de crise em todos os estados brasileiros e havia doado equipamentos para Amazonas, Pará e Rio de Janeiro, entre outros, além de patrocinar campanha sobre uso de máscaras e encomendar 20 milhões delas para distribuir à população. Também destinou R$ 300 milhões para compra de equipamento de saúde, testes, máscaras e kits de higiene para comunidades vulneráveis. “Como tem dito nosso presidente Candido Bracher, nenhuma empresa pode ser Leandro Modé, Itaú Unibanco Solidariedade na pandemia
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