Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020

90 2020 Áreas de Comunicação das Empresas PESQUISA MEGA BRASIL A pós a realização da Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação, por 11 anos consecutivos, o Anuário da Comunicação Corporativa inicia, em 2020, o levantamento de informações junto às áreas de Comunicação das empresas. O objetivo da sondagem é indicar as expectativas das empresas diante do serviço prestado pelas agências, além da disposição para investimentos nesse setor. A Pesquisa Mega Brasil com as Áreas de Comunicação das Empresas foi realizada entre os meses de fevereiro e março de 2020. Os questionários foram encaminhados por e-mail para empresas em todo o País e respondidos pelo mesmo canal de envio. Essa é uma pesquisa exploratória com o objetivo de levantar indicadores iniciais sobre a relação das empresas com as agências de comunicação corporativa/RP e com as necessidades de comunicação dessas organizações. Os resultados não podem ser expandidos para todo o universo de empresas brasileiras. Ainda que essa amostra seja bastante pequena para representar o universo das empresas brasileiras, permite-nos uma aproximação inicial com as posturas, perspectivas e avaliações de gestores de comunicação. Desse modo, os resultados devem ser considerados como indicadores referenciais gerais e os valores percentuais apresentados apenas como valores que indicam aproximações iniciais frente aos eventos abordados na pesquisa. Foram coletadas respostas de 61 empresas com sede em nove Estados da Federação e também com sede em outros países – (Tabela 2) . Há representantes de todos os setores econômicos, com destaque para Serviços (47,0%) e Indústria (38,0%) (Gráfico 1). A contratação de agências de comunicação corporativa é prática de 79,0% das empresas pesquisadas (Gráfico 3) . Entre os 21,0% que não contratam agência, 61,5% consideram que a manutenção de uma equipe interna é mais eficiente. Questões relativas ao custo/preço desse tipo de contratação também afetam a decisão. Assim, 15,4% dos que não contratam agências consideram que uma equipe interna de comunicação é mais barata e outros 15,4% indicam que a relação custo-benefício não é vantajosa (Tabela 4). Entre as empresas pesquisadas que atualmente contratam agências de comunicação corporativa, as principais características que as levaram a optar pela contratação de uma das agências do mercado foram: estrutura geral da agência (33,3%), criatividade/ideias inovadoras (31,3%), agilidade na entrega dos serviços (22,9%), reputação da agência (22,9%) e especialização da agência/conhecimento do setor econômico (22,9%) (Tabela 6). Os principais pontos fortes das agências de comunicação, segundo os gestores pesquisados, foram: bom relacionamento com os veículos de comunicação (19,6%), planejamento estratégico/ ações de comunicação integrada (17,6%), expertise em comunicação para vários setores do mercado (15,7%) , criatividade/inovação Levantamento indica também que mídia online recebe a maior fatia do orçamento investido em comunicação

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