Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020
85 da pelo trabalho remoto nos últimos tempos, as sedes das agências, na visão do executi- vo, tendem a se tornar pontos de encontros ocasionais dos funcionários. No caso da WS, por exemplo, as equipes de atendimento passarão a atuar de dois a três dias por semana em home office . Dessa forma, a agência poderá trocar o seu quartel-general, instalado no bairro do Brooklin, zona sul de São Paulo, por um ou mesmo alguns espaços menores. “Uma das hipóteses em análise prevê a abertura de escritórios zonais para os cerca de 1.200 funcio- nários do Interpublic na cidade de São Paulo. Temos quatro meses para bater o martelo”, diz Schiavoni. Na G&A, a decisão de bus- car novos ares já foi tomada. Em breve, a empresa, que está comemorando seu 30 o aniver - sário, pretende se instalar em uma sede bemmenor do que a atual, uma espaçosa casa no Jardim Paulistano pertencente ao sócio-fundador Agostinho Gaspar, onde opera há 20 anos. Amudança, que já figurava há tempos nos planos da sócia e presidente Laís Guarizzi, tor- nou-se prioridade em razão da necessidade de cortar despesas para fazer frente à crise gerada pela pandemia da Covid-19. No caso da sede, os gastos incluem, além do aluguel e de um salga - do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), cuidados com a piscina existente nos fundos do imóvel. “Não a utilizamos, mas cuidamos rigorosamente da sua manutenção, por meio de tra- tadores de piscinas, para evitar que ela se transforme num foco de dengue”, assinala Laís. O projeto de redução da es- trutura física sinaliza ummaior espaço para o trabalho remoto no modus operandi da agência. Antes avessa à prática, Laís deu o braço a torcer com os resulta - dos apresentados por seu time durante a quarentena em curso. “As coisas estão funcionando muito bem. A equipe nunca trabalhou tanto e a qualidade da entrega está em patamares muito elevados”, diz ela, que vem bolando novos cortes nas despesas do dia a dia. “Não teremos mais linhas telefônicas fixas, que são pouco acessadas. Vamos nos valer dos celulares corporativos.” Já a 4CO, referência setorial no quesito custos fixos, simples- mente não tem como reduzir gastos com aluguéis e centrais
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=